Apesar da sensação de enorme descontentamento com a política em nosso país, um levantamento realizado pelo jornal Gazeta do Povo aponta que o número de filiados à partidos políticos nos últimos anos cresceu e nunca foi tão grande.
No Paraná, somente no último ano, cerca de 34 mil pessoas passaram a fazer parte de um dos 30 partidos políticos em atuação no Estado, somando cerca de 983 mil filiados. O maior número já registrado. Entre os partidos mais procurados, ganha destaque o Partido Verde que contou com 3.203 novos correligionários. O crescimento é o 4? maior do Estado somando quase 29 mil filiados.
Para o presidente do Partido Verde do Paraná, Francisco Caetano, “o resultado é uma clara demonstração de que a população está mais interessada em participar da política e, principalmente, mudar a política para melhor e fazem isso procurando grupos e partidos que compartilham das mesmas ideias, posturas e até indignações.
Além da causa ambiental e humanitária que o PV sempre teve, em muitas listas que circulam pela internet, ele aparece como o partido menos corrupto do Brasil, o que com certeza contribui muito para que cada vez mais novas pessoas vejam o PV como um partido da mudança”.
Para a Gazeta do Povo, o cientista político Mario Sérgio destacou que “a postura antipolítica não é saída para a situação emblemática do Brasil”, e que cada vez mais ambientes virtuais, debates nas redes sociais, filiação partidária online e as manifestações de rua contribuem para que mais pessoas participem ativamente da política.
Confira a matéria completa no site da Gazeta do Povo.