Transparência Sim, Repressão Não!
O Partido Verde do Rio de Janeiro vem, publicamente, se pronunciar contra a política de repressão indiscriminada aos manifestantes que cada vez mais se fazem presentes nas ruas do nosso Estado. O Partido Verde condena a falta de transparência do atual governo e as inúmeras situações duvidosas em que o mesmo se envolveu nesses anos e que têm alimentado a revolta de nossa juventude. O Partido Verde reafirma a sua oposição ao governo Sergio Cabral, ao qual se apresentou como alternativa nas duas últimas eleições para o governo estadual.
O Partido Verde surgiu como resposta às necessidades do mundo contemporâneo em busca de uma nova relação da humanidade com o meio ambiente e da aceitação de novos costumes, como a liberdade de opção sexual, a descriminalização do consumo de drogas e a legalização do aborto. Entre as questões defendidas pelo Partido Verde sempre esteve à defesa da democracia, da justiça social e da maior participação dos cidadãos na definição das políticas públicas. Em suma, a defesa de governos transparentes e abertos à participação popular, gerando boa governança.
Isto não é o que se verifica neste momento no Estado do Rio de Janeiro. O governo do PMDB e de seus aliados políticos vem reprimindo com violência desmedida as tentativas de participação da juventude na vida política do Estado e do país. A mando do governador, a polícia tem usado de violência indiscriminada contra todos que têm ousado se manifestar nas ruas. E motivos não faltam para que estes jovens encham as ruas. O governador tem, sistematicamente, se envolvido em escândalos, como seu envolvimento com a empreiteira Delta, o caso das ambulâncias da Toesa, sua proximidade aos empresários da Fetranspor, os gastos desmedidos com a reforma do Maracanã, a alienação indevida de imóveis públicos, a destruição de bens do Patrimônio Cultural e a farra dos helicópteros. Isto sem falar nas alterações casuísticas dos planos de mobilidade urbana e no descaso com as vítimas das tragédias ambientais na Região Serrana.
O Partido Verde ouve e aprende com as pessoas que vão às ruas se manifestar e se coloca ao lado desses corajosos brasileiros.
Partido Verde do Estado do Rio de Janeiro.