A deputada Rosane Ferreira (PV-PR) participa, até esta sexta feira (21.11), da II Conferência Internacional de Nutrição na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma. Junto com um grupo de parlamentares designado pela Câmara Federal, Rosane irá debater com especialistas de vários países as estratégias para garantir ‘Nutrição com Crescimento’, tema central desta segunda edição da conferência.
A primeira Conferência Internacional sobre Nutrição ocorreu em 1992 e a reunião desta semana é o primeiro grande encontro global sobre o assunto no século 21. O que norteia os trabalhos é a perspectiva de que, em 2050, a população mundial deverá superar os 9 bilhões de habitantes, e que será preciso garantir o aumento da produtividade, a diminuição do desperdício e a alimentação de qualidade para toda esta população, aliando desenvolvimento e preservação ambiental.
Segundo dados da FAO, a desnutrição crônica afeta 161 milhões de crianças até os cinco anos de idade no mundo, enquanto a fome aguda atinge 51 milhões de menores na mesma faixa etária. Somente no ano passado, a desnutrição foi a principal causa de morte entre 45% das crianças de até cinco anos.
A FAO lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar. Atualmente, a entidade é dirigida por um brasileiro, José Graziano, o primeiro latino-americano a ocupar o cargo desde 1945, ano da sua fundação.
“O Brasil, como grande produtor de alimentos que é, desempenha um papel fundamental nesta questão”, afirma Rosane. “Além da desnutrição, precisamos discutir também o excesso de consumo que leva à obesidade, outro grave problema mundial que precisa de um enfrentamento adequado”, destaca ainda a deputada.
Os trabalhos começaram nesta quarta-feira, 19.
Fonte: Comunicação Lid/PV, com informações da assessoria da deputada Rosane Ferreira