Foi realizado na Sede do Organismo Internacional Ibero-americano de Juventude, em Madri na Espanha, uma importante reunião neste sábado (14), entre a Secretaria Nacional de Juventude do Brasil, representado pelo Secretário Gustavo Gama, Luís Arteaga representante da Federação dos Verdes da América, Caio Noronha representando a Embaixada do Brasil na Espanha, Gregório Blanco representante da Global Youth Greens para as Américas, Max Trejo e Javier Luís, secretário geral e CO secretário respectivamente do Organismo Internacional Ibero-americano para a juventude.
A reunião teve como pauta o balanço da Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas que se encerrou ontem (15), e a Conferência Nacional de Juventude que será realizada pelo Governo brasileiro em julho de 2020.
O Encontro foi uma iniciativa por parte do Brasil, representado pelo secretário nacional de juventude Gustavo Gama, que também é membro da delegação do Tocantins para a COP 25, a reunião foi apoiada pelo Fórum de Países de Língua Portuguesa para a Juventude.
Entre as discussões, ficou acordado o avanço da pauta da sustentabilidade para a juventude com o apoio técnico e político internacional nos países Ibero-americanos e o lançamento de uma ação conjunta na Conferência Nacional de Juventude que terá dentro do bloco o Meio Ambiente como prioridade.
Para o secretário nacional de Juventude Gustavo Gama, a reunião foi fundamental para o avanço da pauta de Meio Ambiente. “Mesmo com o resultado da COP sendo insatisfatório no geral, na juventude conseguimos avançar muito, a formação de um grupo envolvendo as grandes instituições internacionais na representação dos jovens vai permitir que na próxima COP de Glasgow, na Escócia, em 2020, tenhamos uma agenda conjunta e que garanta protagonismo aos jovens nos momentos de discutir o nosso Planeta”, disse Gama.