O candidato à presidência do Brasil pelo PV, Eduardo Jorge, fez campanha em Cuiabá neste Sábado (20) e defendeu a cultura da paz e o desenvolvimento sustentável e as candidaturas do partido. Em Mato Grosso, o partido do presidenciável faz parte da Coligação Coragem e Atitude Pra Mudar, que tem como candidato ao governo o senador Pedro Taques (PDT).
Para Mato Grosso, o candidato defendeu a adoção de energia limpa em frotas de ônibus, com a substituição do diesel pelo etanol no transporte coletivo. Para o candidato, respeitando os limites da natureza e os trabalhadores, essa pode ser uma opção para fortalecer o desenvolvimento sustentável e ainda favorecer os agricultores. Ele citou que a Suécia já tem praticamente 80% da frota de ônibus usando etanol e que o Brasil é um dos maiores exportadores para aquele país.
“A ideia do Partido Verde é equilibrar a economia, buscar a justiça social e o respeito aos limites da natureza. Com esse tripé, você cria um modelo novo de convivência entre as pessoas, entre as classes sociais, na forma de produzir alimentos e serviços e também preservar o planeta para as próximas gerações”, afirmou.
O candidato afirmou que suas ideias têm sido muito bem recebidas por onde passa. No entanto, reconhece que a mudança de hábito é difícil e necessita de tempo. “Ninguém quer ser o primeiro da fila, querem deixar para depois de amanhã. Todo mundo quer ser verde, mas não quer mudar os hábitos. E essa mudança de hábitos passa por todos, pela dona de casa, pelo empresário, pelo agricultor. Mas é natural, o PV é uma corrente internacional muito nova”, afirmou.
Eduardo Jorge também minimizou a “queda de braço” entre ambientalistas e setor produtivo. Segundo ele, o Partido Verde considera a agricultura a principal atividade econômica da humanidade, pois produz alimento para a população. No entanto, defende diálogo e evolução da conscientização para que os produtores, sejam os grandes ou pequenos, respeitem as áreas de preservação e fontes de água.
Em seu plano de Governo, Pedro Taques ressalta que Mato Grosso tem forte vocação agrícola e agroindustrial, mas também se destaca pela sua rica biodiversidade, patrimônio de todos os mato-grossenses. Dessa forma, as políticas de seu governo irão contemplar as potencialidades produtivas, econômicas e naturais de maneira a distribuir os benefícios sociais para toda população, sem prejudicar os interesses das futuras gerações no capital natural.
O candidato ao governo destaca que a sustentabilidade é um princípio importante e também uma das balizas do seu governo. Serão desenvolvidas ações para efetivar a gestão das unidades de conservação, a prevenção e recuperação dos recursos hídricos, a erradicação de lixões em cidades, e dinamizar a atuação das cooperativas de catadores de lixo.
Em Cuiabá, Eduardo Jorge visitou o bairro CPA III, onde fez uma caminhada em volta a Lagoa Encantada e falou sobre saneamento básico. Depois, fez campanha corpo a corpo no centro de Cuiabá, descendo da Praça Alencastro até a Praça Ipiranga.
O candidato ao governo Pedro Taques não pode recepcionar pessoalmente o presidenciável, pois estava em agenda previamente marcada no interior de Mato Grosso.
Fonte : O Documento