Mais jovem candidato a vereador em Cuiabá, com 19 anos recém-completados no dia 2 de setembro, o estudante de direito Gabriel Guilherme Oliveira Veloso, nas urnas apresentado como Gabriel Guilherme, filiado ao Partido Verde (PV), adota no discurso um novo modelo de campanha política e a Educação como bandeira na esperança de somar votos para ser eleito.
Diante da escassez de recursos financeiros, abandona as típicas reuniões com sindicatos e entidades e decide percorrer pontos de Cuiabá e manter diálogo direto com os eleitores.
“O PV não tem direito a fundo partidário. A única ajuda que recebi foi uma quantidade pequena de santinhos. Tenho amigos e familiares que me ajudam financeiramente a investir em material gráfico. A minha campanha é pautada pela visita em pontos de ônibus e comércio, onde tenho a oportunidade de dialogar diretamente com o eleitor, me apresentar e esclarecer qualquer dúvida”, afirma.
Questionado se a idade de 19 anos pode ser encarada como imaturidade política, Gabriel Guilherme rebate e faz uma avaliação do quadro político nacional.
?No momento político atual, o Brasil vive o encerramento do ciclo político de uma geração que de fato está desgastada. O espaço está aberto para novas lideranças com a proposta de discutir novos métodos na política. Aqueles que se dizem experientes para nos representar nos decepcionaram profundamente. A juventude é a aposta do futuro!”
Uma das bandeiras de campanha do jovem candidato é a Educação. Se eleito, pretende como parlamentar cobrar da prefeitura de Cuiabá que as creches funcionem em período integral para abrigar crianças de 0 a 3 anos. Posteriormente, defende que a educação integral seja expandida ao ensino fundamental e que o município ainda oferte cursos preparatórios para vestibulares e também para concurso público e exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). “O município tem condições de ofertar educação desde o ensino básico até o superior às pessoas de baixa renda, ainda que respeitando suas limitações financeiras”, destaca.
Ainda novato na política, o candidato Gabriel Guilherme já conseguiu um feito positivo para quem sonha com um mandato eletivo. É de sua autoria o projeto de lei 93/2016 aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Pedro Taques (PSDB) que instituiu o Dia da Política em Mato Grosso.
O projeto prevê que a data será celebrada anualmente no dia 25 de outubro, Dia da Democracia no Brasil, com a realização de diversas ações e atividades extracurriculares, como seminários, feiras, debates e palestras, sem caráter partidário.
“Foi uma ideia que tive de estimular a participação de jovens na política e gentilmente foi acolhida pelo deputado Guilherme Maluf, que apresentou o projeto de lei no Legislativo”, revela.
Uma das apostas de Gabriel Guilherme para conquistar votos de eleitores são as redes sociais. Em seu perfil na rede social Facebook contém vídeo de apoio com pedido de voto do ex-vereador Lúdio Cabral (PT), do candidato a prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), o deputado estadual Wancley Carvalho (PV) e o ator André D’Lucca, que interpreta o personagem “Almerinda”.
Fonte : Diário de Cuiabá