Eduardo Jorge, candidato do PV ao governo federal, visita nesta quarta-feira, 30/07/2014, às 14h30, a Igreja Nossa Senhora da Paz e o Centro de Estudos Migratórios (CEM), localizados no Glicério, em São Paulo. Jorge será recebido pelo padre Paolo Parise, responsável pelo CEM.
A Paróquia da Paz atende imigrantes desde 1939, oferecendo cobertores, comida, locais para dormir e promove encontros de imigrantes com empresários. A Igreja tem também ajudado a regularizar a documentação destas pessoas.
Em maio deste ano, a Paróquia recebeu uma grande quantidade de imigrantes haitianos vindos do Acre, o que levantou a questão da necessidade de articulação maior entre os governos.
“Nesta nova etapa da globalização da presença da humanidade na Terra – digo nova etapa porque já houve várias outras ondas de globalização, a começar pela nossa migração a partir de nossa origem africana -, dois fatores físicos têm papel decisivo: o desenvolvimento do transporte e das comunicações.
O Capital tem tirado muito proveito deste desenvolvimento. Por que o trabalho, o trabalhador, também não deveria ser beneficiado com estas novas possibilidades de mobilidade e conhecimentos para melhorar a vida de suas famílias? Cabe à ONU e às nações buscarem um melhor equilíbrio e qualidade de vida em todos os países para evitar migrações dramáticas e forçadas, porém uma integração de povos diferentes nos vários territórios é uma tendência, e isto é bom”, afirma Eduardo Jorge.