Nesta sexta e sábado, 26 e 27/09, Eduardo Jorge, candidato do PV a presidente, estará em Tubarão, no estado de Santa Catarina, onde participa de palestra com estudantes da Unisul na sexta às 19h e no sábado, 27/09, às 10h, visita a Usina Fotovoltaica Cidade Azul, a maior planta solar fotovoltaica em funcionamento no país.
A Usina ocupa uma área total de 10 hectares, com capacidade instalada de 3MWp (pico de incidência do sol) e é composta por 19.424 painéis. Conectada à rede, a energia produzida tem capacidade para abastecer cerca de 2,5 mil residências.
Concebida como uma Usina Experimental para fins de pesquisa, desenvolvimento e capacitação técnica, um dos objetivos é conhecer o comportamento desta fonte na matriz elétrica, os custos envolvidos e o desempenho dos equipamentos implantados. O projeto é uma parceria com a UFSC, e 11 empresas cooperadas do setor elétrico, que formaram o P&D Fotovoltaico, para avaliar principalmente o potencial de geração solar no Brasil e a sua complementaridade com outras fontes de energia.
“O PV defende a energia solar como a mais importante fonte de energia para o futuro. Queremos estabelecer metas para sua utilização no país. Em dez anos a energia solar vai ser competitiva em 80% do território do planeta”, defende Eduardo Jorge.
O programa Viver Bem, Viver Verde, apresentado pelo PV em março deste ano, propõe a descarbonização da energia elétrica, substituindo gradativamente fontes que emitem mais carbono (especialmente CO2) por outras menos emissoras, as chamadas renováveis (hidráulica, eólica, solar, biomassa). O estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento permanente na área de energias renováveis é também fundamental.
“Queremos criar linhas de crédito com juros baixos e prazo acima de dez anos para financiamento da compra do sistema fotovoltaico e de aquecimento solar da água pelos bancos oficiais de crédito, para que seja possível ao brasileiro gerar energia a partir do telhado de sua casa”, diz Jorge.
No início de setembro Eduardo Jorge esteve em Brasília, onde protocolou ofício no Palácio do Planalto e na Embaixada Alemã solicitando audiência propondo a não renovação do Acordo de Cooperação Brasil-Alemanha na área de energia nuclear e sua substituição por um acordo de energia solar. Assinam o pedido de audiência também Chico Whitaker, membro da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares, e o Greenpeace.
“Apoiamos a proposta do Greenpeace de prover energia fotovoltaica e aquecimento solar de água a um milhão de residências nos próximos quatro anos. O Brasil tem natureza para ser o campeão mundial de energia solar”, afirma Jorge.
Fonte: Campanha Eduardo Jorge 43