Eduardo Jorge e Célia Sacramento, escolhidos por aclamação na Convenção Nacional do Partido Verde (PV) como chapa para concorrer ao governo federal nas eleições, registram a candidatura no TSE nesta quinta-feira, 03 de julho, às 12.
Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho tem 64 anos e é filho de paraibanos e baianos. Nascido em Salvador, Bahia, passou a infância e a juventude em João Pessoa, morando em uma praia pouco habitada, a 8 km da capital do estado. Médico sanitarista, foi Deputado Federal Constituinte e teve participação decisiva na legislação constitucional na área da seguridade social (Saúde, Previdência e Assistência Social). Foi Deputado Estadual (1983/86) e Federal (1987/2003), Secretário Municipal da Saúde de São Paulo em 1989/90 com a então prefeita Luiza Erundina e em 2001/2002 com a prefeita Marta Suplicy. Secretário Municipal do Meio Ambiente nas gestões José Serra/Gilberto Kassab (2005/2012). Foi um dos criadores da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), é autor da lei que regulamenta o Planejamento Familiar no Brasil (Lei nº 9263/96) e da Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei nº 9787/99).
Célia Sacramento nasceu em São Paulo, mas mora em Salvador desde os seis anos. Atualmente é vice-prefeita da capital baiana. É formada em contabilidade e também é bacharel em direito. Em 2008 foi a candidata a vereadora mais votada por Salvador. Dois anos depois, voltou a liderar uma eleição para deputada federal, quando foi a campeã de votos em todo o estado. É membro do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, professora da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. É doutora em Engenharia da Produção e mestre em Contabilidade e Controladoria.
Fonte: PV Nacional
SERVIÇO:
Registro da Candidatura no TSE
Endereço: Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF