Vegetariano, Jorge defende o incentivo à alimentação sem carne como uma das medidas para promover a cultura de paz, reduzir emissões de gases de efeito estufa e melhorar a saúde das pessoas
Nesta sexta-feira, 22/08, às 10h, Eduardo Jorge se reúne com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) para assinar carta compromisso que será enviada a todos os candidatos, e que propõe que assumam o compromisso de promover a alimentação vegetariana pela população como escolha ética, saudável e sustentável, contribuindo para implementar medidas como incentivo à alimentação vegetariana; eliminação do tratamento privilegiado concedido às atividades pecuárias; posicionamento dos órgãos de saúde e nutrição sobre os benefícios da alimentação sem carne; rotulagem de produtos industrializados explicitando a presença ou ausência de componentes/ingredientes de origem animal. Segundo a SVB, 8% da população brasileira já se declara vegetariana.
Eduardo Jorge, que lançou junto com a SVB a campanha Segunda sem Carne no Brasil quando Secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo (2005-2012), defende que a alimentação sem carne é uma escolha e não uma imposição, e que é preciso disponibilizar informações para as pessoas e dar o exemplo. A própria campanha Segunda sem Carne é importante neste sentido, por desmistificar o pré-conceitos e mostrar que a alimentação vegetariana pode ser saborosa e nutricionalmente completa.
“Defendo uma alimentação mais saudável e pacífica. A forma paradigmática deste comportamento é a alimentação vegetariana. Com o desenvolvimento da ciência dos alimentos e a produção agrícola, é hoje plenamente possível alcançar um ideal de segurança alimentar que dispense totalmente o uso da carne na nossa dieta. É um benefício à nossa saúde (a pecuária é particularmente nociva e causadora de aquecimento global) e à cultura de paz apoiar a abolição desta escravidão e tortura dos animais domesticados”, define Jorge, que é médico sanitarista.
O programa do PV traz como propostas: difundir e promover a alimentação vegetariana como hábito saudável, benéfico para o meio ambiente e respeitoso para com os animais; promover uma política de incentivo à alimentação vegetariana via SUS, tendo em vista as recomendações da OMS para diminuir o consumo de carne; promover ações de redução de danos em curto prazo para eliminar as práticas de criação de animais para consumo, que causam mais sofrimento aos animais; suspender subsídios para a criação de gado para produção de carne, dentre outras.
Informações
Assinatura de carta compromisso com a Sociedade Vegetariana Brasileira
Data: 22/08/2014 – sexta feira
Horário: 10h
Local: SVB – Rua Anita Garibaldi 29, cj 1102 – Sé, São Paulo/SP