Entre as mais de 40 mil contribuições que o Partido Verdade recebeu da população de todos os estados brasileiros com sugestões para a elaboração das diretrizes do PV, um item que se destaca é a defesa e preservação de nossos recursos naturais, que fazem do nosso país uma das nações com a maior biodiversidade do planeta.
Segundo dados divulgados em maio pela Carta da Mata Atlântica, a Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do Brasil e o segundo do planeta. O estudo, realizado pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e pelo Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, mostra que o desmatamento de 23.948 hectares de remanescentes florestais nos 17 estados da Mata Atlântica no período de 2012 a 2013, representa um aumento de 9% em relação ao período anterior (2011-2012).
“É preciso por fim a este processo de degradação ambiental com urgência e cuidar não só da Mata Atlântica como da preservação dos demais biomas brasileiros, como o Cerrado e a Floresta Amazônica”, afirmou o pré-candidato à presidência da República, Eduardo Jorge.
Para ele, como afirma a Carta da Mata Atlântica, estamos vivenciando, “na contramão das necessidades, um grande retrocesso na política socioambiental brasileira, que impacta negativamente tanto a Mata Atlântica como os demais biomas presentes no país”.
Segundo Eduardo Jorge, a degradação ambiental afeta a vida de milhões de brasileiros e coloca em risco o próprio desenvolvimento sustentável do Brasil. “No caso do uso inapropriado da Mata Atlântica, com a progressiva ocupação de seus morros, encostas e áreas de mananciais, os resultados são os mais perversos, com desabamentos, mortes e milhares de pessoas desabrigadas.O PV dará todo o apoio às dez medidas apresentadas pela Carta da Mata Atlântica”, Afirmou.