A palavra “Ökologie” deriva da junção dos termos gregos “oikos”, que significa “casa” e “logos”, que significa “estudo”.
Foi criada pelo cientista alemão Ernst Haeckel para designar a ciência que estuda as relações entre seres vivos e meio ambiente.
Valor número 1 do Partido Verde, é aquele que procura entender e equilibrar as diferentes espécies de vida e os múltiplos ambientes da Terra.
Fundamental para nossa existência com qualidade de vida.
Nos aspectos mais simples de nossas vidas podemos compreender como nosso comportamento tem reflexos na vida da coletividade.
Não jogamos lixo no chão de nossa casa. Mas alguns insistem em descartar lixo nas ruas e espaços públicos.
Quando chega a chuva forte esse material tem muita influência nas enchentes que atormentam milhares, milhões de pessoas às vezes, provocando graves consequências, inclusive óbitos!
Se uma pessoa ou uma empresa, um governo, desenvolve atividades com impacto no ambiente, deve estar ciente e responsável para o manejo sustentável da atividade em questão!
Aí eu consegui passar um fim de semana em Itacaré, na Bahia. – O paraíso!!!
Acordo sábado, aniversário da cidade, aniversário de minha espetacular mamãe Julia, dia do casamento dos amigos Pedro e Mario!
Pelo centro de Itacaré desfila um trio elétrico cercado, apoiado e festejado por uma animada plateia!
Ao mesmo tempo, não muito distante daqui, nos intensos municípios das Minas Gerais, uma tragédia se materializa!
A cada hora mais horrível, a cada vida perdida mais inaceitável…
O dia que se anunciava feliz traz assim um gosto ruim pra mim, pra ti, pra outrem…
Não há brasileiro que não esteja chorando a tristeza dessa abominável catástrofe histórica!
A Ecologia é a ciência que estuda a relação dos seres vivos com outros seres vivos e com o ambiente que os envolve.
Fácil perceber como uma espécie viva consegue estabelecer relações tão insustentáveis entre as outras espécies vivas, o seu entorno e, supra-sumo, entre si mesma!
Nada mais não ecológico do que a relação meramente exploratória de patrimônios naturais garimpados, minerados, usurpados em nome de um pseudo-desenvolvimento nacional!
Tempos sombrios para o patrimônio ambiental, cultural, social e singular do povo!
Se continuarmos pensando que o Brasil é uma terra mal explorada, que deve minerar toda riqueza natural para gerar progresso e trabalho, poderemos caminhar decisivamente para nosso encontro permanente com o caos!
O inferno se materializará em nosso código postal!
“Às vezes pensamos que essas coisas só acontecem com “eles”…mas “eles” somos nós mesmos “
“Existimos
A que será que se destina?!” – Caetano
“Por ecologia entendemos o corpo de conhecimentos sobre a economia da natureza, da investigação das relações totais dos animais com o ambiente inorgânico e orgânico; incluindo, sobretudo, suas relações amigáveis e hostis com aqueles animais e plantas com as quais entram diretamente ou indiretamente em contato – em uma palavra, ecologia é o estudo de todas as complexas inter-relações referidas por Darwin como as condições da luta pela existência”.
Definição de Haeckel citado em Esbjorn-Hargens[13]:6
Por Roberto Wagner Rocco – Secretário de Mobilização do PV