O Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), a Fundação SOS Mata Atlântica e demais ONGs ambientalistas promovem, nesta quarta-feira, 18, café da manhã para apresentação do documentário “A Lei da Água – Novo Código Florestal”, produzido pelo cineasta Fernando Meirelles e Direção de André D’Elia.
O documentário explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. O filme mostra o embate na Câmara dos Deputados, liderado pela Frente Parlamentar Ambientalista contra as mudanças que flexibilizaram a lei de 1965. A nova lei foi aprovada em 2012.
Entre os entrevistados, o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho, deputados Ivan Valente , Ricardo Trípoli, Moreira Mendes e Luis Carlos Heinze; Raul Silva Telles do Valle, advogado e ambientalista; Antônio Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Senadores Blairo Maggi , Jorge Viana e Katia Abreu; Procuradora da República Sandra Cureau; Mário Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica , Alfredo Sirkis, e Alceo Magnanini, engenheiro agrônomo e consultor ambiental, entre outros.
O documentário reforça que a qualidade e a quantidade de água que temos disponível está diretamente relacionada à legislação ambiental, um conjunto de normas que define, entre outros pontos, quais áreas de uma propriedade rural devem ser mantidas com a vegetação nativa, cultivadas ou restauradas. As opiniões diversas e os exemplos práticos reforçam o tema central do documentário: a relação delicada entre a preservação das florestas, a produção de alimentos e a saúde dos nossos recursos hídricos.
Fonte: Assessoria da Frente Parlamentar Ambientalista