Verdes do mundo inteiro seguem rumo ao 3º Congresso Global Greens, que será realizado entre os dias 27 de março a 01 de abril, em Dakar, capital do Senegal. A delegação do Partido Verde, que representa a rede Global Greens no Brasil, contará com nove dirigentes que vão levar na bagagem ideias e críticas de ações que priorizem o planeta Terra e não beneficiem somente uma parte da população.
O PV vai aproveitar o Congresso para sugerir uma mudança de comportamento no sentido de governança, com ações práticas e imediatas onde a sociedade civil contribua dando sugestões, com uma maior participação na tomada de decisões junto aos governos de suas cidades.
“A Fundação Verde Hebert Daniel e o Partido Verde do Brasil, por meio de sua delegação, têm muito a contribuir com o III Global Greens, uma vez que os verdes do mundo inteiro discutirão iniciativas conjuntas, a fim de garantir um futuro seguro e sustentável para o planeta”, ressalta Aluízio Leite, membro da delegação brasileira.
Na agenda de debates do PV umas das questões apresentadas pelo Partido é a necessidade de articulação entre os temaseconômico, social e ambiental, trabalhando em parceria, em prol do futuro do Planeta. Outro ponto que será abordado dizrespeito à mudanças de comportamento que não são exclusivamente da pauta ambiental, mas abalam a economia,conforme a explição de Aspásia Camargo, integrante da delegação do PV. Segundo ela, o transporte de massa, por exemplo, “agrava o efeito estufa, além de diminuir a qualidade de vida da população que perde cerca de cinco horas se locomovendo para seus trabalhos. Se houvesse uma melhora na qualidade, consequentemente os governos estariam fazendo justiça social”.
Vale ressaltar que o 3º Congresso Global Greens tem grande importância na tomada de decisões a respeito de temas que tenham em seu contexto as bases para uma economia verde (um dos temas centrais da Conferência Rio+20), bem comopara questões mais pontuais de proteção da biodiversidade, mobilidade urbana eficiente, fortalecimento de ações que deem subsídios para energia renovável, infraestrutura verde, investimento em saneamento básico, dentre outros assuntos. Muitas ideias apresentadas pelos membros da rede durante o Global Greens serão levadas a Rio+ 20, que acontecerá em junho no Brasil.
Além dos debates globais sobre soluções verdes, os membros da rede também irão discutir o papel da Global Greens, a estrutura e o financiamento da organização. Deverá ser eleito o próximo local de realização do Congresso.
O Global Greens é a parceria de movimentos políticos e ambientais e partidos verdes pelo mundo, que se comprometem em trabalhar a Carta Verde da Terra, documento elaborado e fixado durante o 1º Congresso Global Greens, que aconteceu na Austrália em 2001. A Carta estabelece diretrizes que tenham em sua essência, a não violência, democracia participativa, sustentabilidade, respeito à biodiversidade, dentre outros. A cada Congresso, a Carta passa por revisões e atualizações de acordo com os debates. A rede Global Greens possui cerca de 82 países localizados na África, Europa, Ásia e América.
Os Verdes que irão para o III Congresso:
Marco Antonio Mroz (SP);
Aspásia Camargo (RJ);
Aluízio Leite (MT);
Júlia Duppré (RJ);
Rivaldo Fernandes (RN);
José Tóffano (SP);
Ovídio Teixeira (MG);
Fabiano Carnevale (RJ);
Ricardo Silva (SP).
Fonte : Blog da FVHD