No Dia do Sacerdote, o Partido Verde (PV) entrevista o babalawô e presidente estadual do PV de Santa Catarina Guaraci Fagundes. O dirigente falou sobre a função do sacerdote. “Aquele que recebeu ordens sacerdotais, ministram sacramentos de uma determinada crença ou religião. É uma autoridade, um ministro religioso, suas funções são determinadas conforme seus dogmas dentro da sociedade”, explicou.
O babalawô também tratou sobre o papel do sacerdote em tempos de coronavírus. Fagundes pontuou três ações que cabe a esse ministro religioso. “As contribuições do sacerdotes nestes tempos dramáticos da Pandemia – Covid19, podem e devem ser feitas no mínimo em três formas, que chamo aqui de três Itens Básicos para sobreviver: material, mental e espiritual”, afirmou.
De acordo com o presidente, é necessário organização para auxiliar a comunidade, o bairro, a cidade neste momento de dificuldade e estar disponível para todos. “Urgente organizar mutirões, manifestar a proximidade e apoio dentro dos três itens básicos, auxiliando as pessoas que estão em isolamento domiciliar. Motivar e incentivar as pessoas a #ficaremcasa!”, reforçou.
Estado Laico
Fagundes evocou o que diz a declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948: Toda pessoa tem direito a Liberdade de pensamento, consciência e religião; Este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto e observância isolada ou coletiva, em público e particular.
O dirigente verde fez uma reflexão sobre a atuação do Brasil em relação ao direto à laicidade. “Para que o Estado garanta a laicidade, é imprescindível que atue com imparcialidade, sem apoiar ou discriminar qualquer que seja o ponto de vista, mas isso não quer dizer que o Estado deva se manter em oposição a qualquer que seja a religião e, sim, apenas ponderar e intermediar, sem tomar partido na decisão final”, disse.
De acordo com o presidente, o PV defende a liberdade religiosa, o direto de professar ou não uma fé e o respeito a todas as religiões. “Espiritualidade é um dos 12 valores do Partido Verde. O Partido tem acolhido com relevância as discussões sobre a diversidade religiosa. Por ser de toda a sociedade, por defender o bem-estar do ser humano em todas as “esferas”, esclareceu.
Uma mensagem de Fé e Esperança
Para finalizar, o babalawô deixou uma palavra de conforto e reflexão nesses tempos de pandemia e incertezas:
Pare para olhar o mundo ao seu redor. Além de você o que mais está a sua volta? Será que há alguém que precisa da sua ajuda? Um vizinho, um familiar ou amigo? Há alguém que precisa falar, desabafar? Como você pode ser uma pessoa melhor?
Muitas vezes, no isolamento em nosso próprio universo, nossa profissão, nossa felicidade, nossa família e nos nossos problemas, deixamos de ver de fato. No entanto, há um outro mundo lá fora.
Há pessoas que precisam de uma palavra, uma oração, um abraço (por hora respeite a distância), um ”Oi, está tudo bem?”, mandar um texto positivo, uma imagem bonita. O que já está dentro de você, que pode ser doado ao outro?
Todos somos seres “Duais”. Em nós, há luz e sombras e é normal que um deles fique em evidencia em alguns momentos. Porém, vou pedir aqui para que você encontre toda a sua luz, o melhor que há dentro de si mesmo, neste momento de crise mundial. Compartilhe, doe, mande esta luz para todas as pessoas, para os “seus” e para o “mundo”.
Pratique a empatia diariamente (coloque-se no lugar do outro, no FRONT). Um gesto pode mudar um dia inteiro de qualquer pessoa. Neste tempos de notícias duras de medo e perdas, de grandes polarizações… por um minuto pratique a empatia. Talvez isto deve ser a saída para um mundo de paz, de conexões, de respeito. Por famílias mais harmonizadas, empresas em cooperação, sociedade mais solidarias, para pessoas serem mais felizes.
A semente de LUZ pode ser plantada em qualquer coração basta executar. Se comprometa! Seja um ser humano que será luz para alguém. Estamos em uma guerra invisível não conhecemos nosso maior inimigo, ele só tem nome Covid-19. Não podemos negar este real momento, não negue o poder viral deste terremoto em nossas vidas, não podemos ignorar nossos Deuses e Deusas. Renovem Esperanças.
Babalawô e presidente estadual do PV/SC Guaraci Fagundes.