Uma comitiva de parlamentares, que integram a comissão externa da Câmara dos Deputados para avaliar os efeitos das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, esteve nesta terça-feira, 26, na cidade de Petrópolis (RJ). O grupo, coordenado pelo líder do PV, deputado Sarney Filho, visitou as áreas atingidas no município desde o último dia 17 de março, provocando mortes, deslizamentos, alagamentos e deixando centenas de famílias desabrigadas.
“A sensação é de perplexidade, grande parte da população de Petrópolis mora em áreas de altíssimo risco. Também são preocupantes as alternativas para reassentamento dessas famílias, pois dependem de uma série de fatores: para onde vão e como vão, já que a disponibilidade de área é muito pequena e os terrenos são caros”, avaliou Sarney Filho.
O deputado disse que vai apurar a razão pela qual os recursos prometidos no passado (na tragédia de 2011) não foram aplicados na região. “Não é uma CPI [comissão parlamentar de inquérito], não viemos aqui procurar culpados, viemos conferir a situação de perto para produzirmos relatório técnico que possa contribuir com soluções para o problema e evitar que outra tragédia como essa se repita aqui ou em outro lugar”, afirmou.
De acordo com o Sarney Filho, o resultado da visita será apresentado nos próximos dois meses, com parâmetros para mudanças legislativas, avaliação da situação e soluções no sentido de contribuir para solução do problema. O objetivo é evitar que o assunto só tenha atenção do Poder Público após tragédias, como vem ocorrendo nos últimos anos.
A comitiva visitou o bairro de Quitandinha, área onde ocorreu o maior número de mortes provocadas pelos deslizamentos: 20 pessoas e dois funcionários da defesa civil. As autoridades informaram ainda que o som das sirenes de alerta para deslizamentos não chega ao local. Os deputados permaneceram pouco tempo porque a área ainda é muito insegura e a dificuldade de acesso é grande. As famílias desabrigadas estão alojadas em uma escola do bairro. Os deputados questionaram o que pode ser feito para agilizar a liberação de recursos com urgência.
Antes, a comissão esteve reunida com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo e representantes da defesa civil da região que fizeram relato sobre a situação e apresentaram os números da tragédia: 33 mortos (22 só em Quitandinha), 45 feridos, 155 casas destruídas, 255 casas interditadas, 1091 desabrigados, 1549 desalojados, 1.500 ocorrências, centenas de deslizamentos e 20 abrigos para a população. Estima-se ainda o custeio de 400 aluguéis sociais. Ao todo, o número de pessoas afetadas chega a 150 mil. O prejuízo para o setor público e privado (incluindo as famílias) é da ordem de R$ 120 milhões.
Além do deputado Sarney Filho, participaram da visita os deputados Benedita da Silva (PT/RJ), Deley (PSC/RJ),Eurico Júnior (PV/RJ), Otávio Leite (PSDB/RJ), Simão, Sessim (PP/RJ), Fernando Jordão (PMDB/RJ), Celso Jacob (PMDB/RJ) e a deputada estadual Aspásia Camargo (PV/RJ).
A comissão foi criada, dia 21 de março, por sugestão do deputado Sarney Filho, para averiguar os danos sociais, ambientais e econômicos, decorrentes das enchentes, inundações e desmoronamentos, bem como verificar as providências que estão sendo tomadas no sentindo de atender as populações afetadas.
Renata Leite – Assessora de Imprensa da Liderança do PV