A bancada do Partido Verde do Estado de São Paulo na ALESP indicou seu novo representante para o colégio de líderes da Casa. Trata-se do deputado Roberto Tripoli, que substituirá o deputado Marcos Neves, permanecendo no posto até 15/03/2017.
O importância dos líderes no Parlamento
Para um eficiente funcionamento de qualquer Casa Legislativa é de extrema importância a figura dos líderes. Conforme o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, esses representantes de partidos ou de blocos parlamentares (conjunto de partidos com objetivos comuns) são os intermediários responsáveis por levar os desígnios de cada agremiação ao Colégio de Líderes.
Colégio de Líderes
Dirigido pelo presidente da Assembleia, o Colégio de Líderes é a instância que organiza a Ordem do Dia das sessões ordinárias e é consultada para outros temas de interesse do Parlamento. Se reúne por iniciativa do presidente da Assembleia ou de líderes que representem maioria absoluta de seus membros. As deliberações são tomadas por consenso entre seus integrantes ou, quando não for possível, por maioria absoluta, ponderados os votos dos líderes de cada partido em função do tamanho de cada bancada. Nessas deliberações, os líderes de bloco parlamentar e da minoria têm direito a voz, mas não a voto.
De acordo com o Regimento Interno da ALESP, no primeiro ano de cada legislatura, as representações partidárias deverão indicar à Mesa, dentro de 10 dias do início da sessão legislativa, seus líderes e vice-líderes (que podem atuar quando o líder não está presente em Plenário). Em determinados partidos, como é o caso do PV, os parlamentares se revesam na liderança e nas vice-lideranças durante os quarto anos da legislatura.
Quem é Roberto Tripoli
Tripoli ajudou a fundar o Partido Verde no Brasil e entrou para a vida política sendo eleito pela primeira vez vereador do município de São Paulo, em 1988, reeleito em 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012. Em 2012, Tripoli foi o vereador mais votado do País, com 132.313 votos.
Como vereador Roberto Tripoli legislou sobre poluição do solo, aumento de áreas verdes, educação ambiental, proteção e preservação dos animais silvestres, controle populacional e propriedade responsável de animais domésticos, proibição da entrega de animais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para centros de ensino e pesquisa, além de estar sempre à frente de movimentos contra a caça, rodeios, farra do boi e touradas, animais em circos e pela humanização no trato dos animais abandonado.
Em 2014 foi eleito deputado estadual com 232.467 votos. Já em 2015, no exercício do mandato, foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALESP, aonde também é membro das Comissões de Constituição e Justiça e Assuntos Desportivos , assim como, membro titular da CPI da Energia Elétrica.
Saiba mais sobre o parlamentar em www.robertotripoli.com.br
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo