O deputado federal Alexandre Padilha (PT/SP) está propondo um projeto com o objetivo de suspender as recentes aprovações de novos produtos feitos com agrotóxicos. Só neste ano, já foram liberados 121 produtos.
O projeto de decreto legislativo, o PDL 43/2019, é claro no seu fim: a ideia é “sustar os Atos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) expedidos em 2019”. A justificativa é que, em menos de dois meses de governo, foi autorizado “mais de 60 agrotóxicos no mercado, sem que se tenham notícias acerca do acompanhamento e do controle mais pormenorizado do impacto dessas substâncias na saúde dos consumidores, trabalhadores rurais e no meio ambiente”.
O texto de Padilha também salienta que a autorização de registros de agrotóxicos vem sendo acelerado desde 2015 e que, há dez anos, o Brasil lidera o ranking de maior consumidor de agrotóxicos. A Agência Pública entrevistou o deputado, que é formado em medicina e ex-ministro da Saúde. Confira os pontos defendidos por ele na matéria que pode ser lida aqui.
Para acompanhar a tramitação do PDL, acesse aqui.
Fonte: Ciclo Vivo