Envio de recursos por meio de emendas parlamentares do deputado do Partido Verde de Minas Gerais têm contribuído com a educação estadual mineira
O deputado estadual Fernando Pacheco (PV) tem pautado suas ações também na área da Educação, buscando fortalecer a pasta para contribuir com uma sociedade que transforme cidadãos e o mundo. Ao longo desses primeiros anos de mandato, procurou identificar por meio de visitas e reuniões as principais demandas das comunidades escolares de região em que atua.
“Estivemos em 125 escolas da rede estadual, municipal, Instituto Federal e UEMG e a partir desses encontros, foi traçado um relatório de prioridades e ações”, disse o parlamentar.
Investimentos
Já foram investidos recursos financeiros para 43 escolas. O montante destinado por meio de emendas do parlamentar chega a R$ 4 milhões. Dessas, 13 foram contempladas com reformas em salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, secretarias, parte elétrica, quadras poliesportivas, telhados, áreas de lazer e convivência, além de reformas de parte elétrica e hidráulica. Das 13 escolas, 6 estão com obras em andamento:
E. E. Professor Quaresma;
E. E. Dr. Norberto Custódio Ferreira;
E. E. Marieta Soares Teixeira;
E. E. Presidente Carlos Luz (foto acima);
E. M. Lysis Brandão da Rocha (CAIC);
E. M. Darcila Guimarães.
Duas escolas, E. E. Francisco Inácio; E. E. Prof. Clóvis Salgado, estão aguardando liberação do Estado para início das obras e, outras duas, E. E. Guido Marliere e E. E. Astolfo Dutra estão com o projeto em fase de licitação. As demais, E. E. Coronel Vieira, E. E. Manuel Inácio Peixoto e Conservatório Lia Salgado, estão aguardando liberação de órgãos como o IPHAN e IEPHA.
Além disso, o deputado estadual Fernando Pacheco destinou recursos de suas emendas para que mais de 40 escolas adquirissem mobiliários e equipamentos, necessários para melhorar a condução do ensino. Esse recurso foi liberado por meio do caixa escolar de cada instituição de ensino e as compras são conduzidas pela direção da escola.
Articulação
Fernando Pacheco também tem atuado junto ao Governo do Estado para a permanência do IF Sudeste em Cataguases. O Instituto Federal, instalado nas dependências do Colégio Cataguases, oferece cursos técnicos de Administração, Informática, Qualidade e Multimídias, além de inaugurar, neste ano, seu primeiro curso de pós-graduação.
O deputado, que já foi aluno na instituição, ressalta sua relevância. “Tive a oportunidade de fazer um curso técnico em edificações nessa instituição, isso me possibilitou além de conhecimento técnico, oportunidades de crescimento profissional”, afirmou.
O IF Sudeste, em Cataguases, também oferece cursos rápidos de qualificação profissional, possibilitando a todos da região oportunidades de ensino de qualidade e gratuito.
Fernando Pacheco também vem construindo um relacionamento com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ele é um dos idealizadores e participante ativo da Frente Mista Parlamentar pela Valorização da UEMG, criada em 2019, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Para ele, “a UEMG democratiza o ensino superior, gratuito e de qualidade, é uma universidade que traduz os anseios de cada região e capacita os estudantes para atuarem próximos à suas residências”. A Universidade está presente em 18 cidades, sendo que a região da Zona da Mata possui 4 cidades: Carangola, Cataguases, Leopoldina e Ubá.
“Nosso mandato está intimamente ligado à educação, pois acreditamos que ela será nossa base de sustentação para o desenvolvimento das cidades do interior, por isso, faço questão de estar próximo das comunidades escolares”, pontuou o deputado.
Vans escolares
Ao longo do seu mandato na ALMG, Pacheco também destinou parte de suas emendas para aquisição de vans escolares para as cidades de Cataguases e Santana de Cataguases; bem como prevê recursos, em 2022, para garantir a mobilidade de alunos da rede municipal em cerca de 30 localidades.
Além disso, Fernando Pacheco está empenhado em garantir recursos para a melhoria da qualidade da infraestrutura nas escolas municipais. “Tudo começa pela educação, quando temos uma educação de qualidade teremos cidadãos e cidadãs preparados para transformar realidades”, afirma Pacheco.
Com informações do PV-MG. Foto de destaque: Clarissa Barçante/ALMG