Dirigentes do Partido Verde (PV) da Bahia receberam, nesta quarta-feira (25), na sede do PV, em Salvador, a visita da deputada estadual Uta Röpcke, representante da região norte da Alemanha e filiada ao PV. Passando uma temporada na capital baiana, onde tem relações familiares, a parlamentar alemã tem aproveitado a estadia para também conhecer a política local e trocar experiências.
Na visita à sede do PV, no Rio Vermelho, Uta conversou com os verdes baianos sobre a sua experiência no parlamento alemão, falou de transição enérgica, de mudanças climáticas, da importância da mulher no cenário político e da sua impressão sobre Salvador, onde já residiu por 15 anos.
“Estou gostando muito das atividades realizadas pelo Partido Verde na cidade, como as hortas urbanas e o reflorestamento dos espaços urbanos. Isso significa que tem mais ambientalistas na cidade do que quando eu morei aqui, em 2005. Com certeza eu vou levar essas ideias das hortas para bairros mais pobres onde eu moro, porque as mudanças climáticas estão mostrando, cada vez mais, que as camadas sociais que têm mais dificuldade e menos poder financeiro vão ter mais problemas com isso. A educação ambiental é importante para todos”, reforçou Uta, que também visitou a Câmara Municipal de Salvador terça-feira (24), onde ocupou um dos assentos na mesa de trabalho da sessão ordinária realizada no Plenário Cosme de Farias.
De acordo com Ivanilson Gomes, presidente estadual do PV, a visita da parlamentar aproxima o Partido Verde Europeu com o PV brasileiro. “O objetivo de trazer Uta para nos visitar foi para trocarmos experiências. O PV alemão tem uma linha de centro esquerda e ocupa ministérios importantes em um governo de coalizão. Ele tem uma força e uma expressão muito grande na Europa, sendo uma das principais forças políticas da Alemanha. Sem dúvida temos muito o que aprender com eles e eles conosco”.