ROMA, 11 OUT – A delegação do Partido Verde entregou para o teólogo jesuíta brasileiro Adelson Araújo dos Santos, um dos organizadores do Sínodo sobre a Amazônia, um documento para o Papa Francisco. A delegação, liderada pelo presidente José Luiz Penna, encontrou também o secretário geral do Partido Verde italiano, Angelo Bonelli.
A delegação do PV, composta por Guaraci Fagundes, Fabiano Carnevali e Carla Piranda Rebello, participou da Audiência Geral da Santo Padre na Praça São Pedro do dia 9 de outubro. Por questões de segurança, o encontro do presidente Penna com o Santo Padre foi anulado, assim como todos os encontros pessoais do Papa durante o período do Sínodo. Por isso, o documento preparado pelo PV foi entregue a Dos Santos, que o transmitiu ao pontífice.
Dos Santos foi nomeado pelo Papa entre os organizadores do Sínodo, como maior autoridade da Igreja sobre os povos indígenas amazônicos. Dos Santos e Penna tiveram um diálogo profícuo, no qual aprofundaram a convergência do programa do PV com vários objetivos do próprio Sínodo e com muitas idéias do Santo Padre sobre a Amazônia e o meio ambiente.
Com os representantes do PV italiano, Penna elaborou um programa de colaboração, e especialmente, uma proposta de Fórum Internacional dos Partidos Verdes do mundo inteiro sobre a Amazônia na própria Amazônia, para o ano que vem. No final do encontro, Penna e Bonelli elaboraram também uma declaração conjunta para a imprensa italiana e internacional.