Candidatos a vereador pelo Partido Verde no Recife pedem remoção da propaganda do tucano
Os candidatos a vereador do Recife pelo Partido Verde (PV) Renê Patriota, Maria da Graça Vasconcelos e André Ricardo Freire acusam o candidato a prefeito pelo PSDB, Daniel Coelho, de usar a cor do PV em todo o seu material de campanha, evitando o azul e amarelo dos tucanos e utilizando em letra minúscula a respectiva coligação Juntos pela Mudança. Uma representação assinada pelos três pede ao juiz da propaganda eleitoral a retirada imediata do material disponível em mídia, nas ruas, bandeiras e santinhos.
“As eleições se aproximam, mais e mais eleitores serão confundidos e tolhidos no seu direito de informação”, diz o pedido encaminhado à Justiça Eleitoral. A representação contra Daniel Coelho argumenta que a cor verde é a materialização da identidade do Partido Verde em todos 30 anos de existência, nas milhares de candidaturas que a sigla patrocinou.
TRAJETÓRIA
No pedido, os candidatos anexaram peças da campanha de Daniel e relatam sua trajetória, que foi eleito pelo PV em 2004 a vereador do Recife e reeleito no ano seguinte. “Em 2010, o Sr. Daniel Coelho se elegeu Deputado Estadual pelo Partido Verde, utilizando-se mais uma vez da imagem e do ideário do partido para ter boa aceitação por parte da opinião pública”, afirmam.
Alegam que em 2011 Daniel, “buscando uma ascendência política meteórica, virou as costas ao PV e se filou ao PSDB, já que tinha o intuito de se lançar candidato a prefeito do Recife nas eleições de 2012, e sabia que a nova legenda não possuía quadro político para fazer a sua possível indicação ao pleito de 2012”. Acusam que já naquela eleição, mesmo sendo tucano, o candidato “confeccionou todo o material de campanha com layout idêntico ao do PV, tentando esconder os verdadeiros partidos que fazem parte da sua coligação, por querer manter a imagem que o PV lhe trazia”, de vínculo com a temática ambiental.
Fonte: JConline