*Roberto Tripoli
O absurdo e criminoso caso da cidade de Santa Cruz do Arari (PA), onde cães foram capturados de forma cruel e selvagem e teriam sido jogados em uma ilha para morrer, já está sendo apurado pelo Ministério Público do Pará. O caso evidencia quanto é fundamental que cada pessoa, cada um de nós, atue em defesa dos animais, falando por eles, denunciando, indignando-se com atos cruéis, com abusos, maus-tratos cometidos por cidadãos comuns ou por autoridades.
Temos hoje aliados preciosos – as redes sociais, a internet, as mídias facilmente contatadas por e-mail ou telefone. Devemos aproveitar de forma inteligente a comunicação fácil e instantânea da atualidade para trazer à tona qualquer forma de crueldade, maus-tratos, abusos… A filmagem da “caçada” aos cães foi feita por meio de um celular por um cidadão comum, indignado com a crueldade e com medo de perder seu animal. O filminho caiu nas redes e acabou chegando às grandes emissoras de televisão, em rede nacional. A partir disso, as autoridades do Poder Judiciário entraram em cena.
A denúncia está sendo apurada pelo Ministério Público Estadual do Pará e Delegacia do Meio Ambiente de Belém. Cabe agora aos defensores dos animais daquela região acompanharem o desenrolar das apurações e participarem do oferecimento de propostas, ajudando a embasar tecnicamente a implantação de uma política pública de controle animal com campanha de castração gratuita, registro e identificação, legislação, educação para a propriedade responsável e convivência ética com os animais.
Não devemos nos iludir, provavelmente centenas de cidades vem “controlando” as populações de cães e gatos de forma cruel e nada técnica. A diferença entre esses municípios e a cidade de Santa Cruz do Arari mora exatamente na ATITUDE de um cidadão que se comoveu, se indignou, filmou e divulgou. Os animais não falam a nossa linguagem, mas são parte da mesma teia da vida. Nunca se cale, dê voz e vez aos nossos companheiros de jornada no Planeta Azul.
*Roberto Tripoli (PV.SP) é o vereador mais votado do Brasil com 135 mil votos