Brasília – O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro, assinaram nesta terça-feira (18), em Brasília, o contrato de concessão de serviços de uso público do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As empresas Parquetur Participações S.A e Socicam Terminais Rodoviários e Representações investirão R$ 14 milhões em melhorias na estrutura de uso público do parque, para estimular o turismo de aventura e ecológico. Na ocasião, foi lançado, também, o aplicativo Parques do Brasil, com informações sobre as principais unidades de conservação (UCs) do país.
Parcerias entre governo e iniciativa privada são, para o ministro do MMA, fundamentais, uma vez que contemplam serviços e atividades fora do alcance governamental. “Nos locais em que fizemos a concessão de serviços em parques de uso público, tivemos resultados positivos. Queremos expandir (as parcerias) para vários lugares, pois estamos fomentando a atividade econômica e, ao mesmo tempo, ajudando a preservar o patrimônio natural que temos.”
Paulo Carneiro, presidente do ICMBio, comemorou a assinatura do contrato. “Quando a gente assina um contrato de 20 anos como esse, estamos estabelecendo um laço de parceria para conservação da biodiversidade e do desenvolvimento local. Isso só é feito com confiança”, disse. Para ele, 2018 representa um marco no desenvolvimento das UCs. “Não gostaríamos de repetir a história de 20 anos que tivemos sem investimento no parque, com dificuldades no turismo. Estamos propondo um novo modelo e fizemos muito para cumprir essa promessa.”
MELHORIAS EM ÁREAS DE USO PÚBLICO

Informações disponíveis:
? Bioma;
? Área;
? Espécies protegidas;
? Como e quando visitar os parques;
? Principais atrativos, como cachoeiras e trilhas;
? Horário de funcionamento;
? Valor do ingresso.