A comissão especial que analisa a construção da Estrada-Parque Caminho do Colono (PL7123/10) reúne-se na quarta-feira (3), às 14 horas, para discutir e votar o parecer do relator, deputado Nelson Padovani (PSC-PR).
Pela proposta, a estrada, que vai ligar os municípios de Serranópolis e Capanema, cortando o Parque Nacional do Iguaçu, será implantada no leito histórico do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163. Esse trecho está fechado por decisão judicial desde 2003.
A polêmica em torno da estrada é antiga. De acordo com informações do governo do Paraná, o caminho existe desde 1924. Sem a estrada, os moradores dessas localidades teriam de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque.
Ambientalistas, no entanto, alegam que o caminho divide o parque e impede a livre circulação dos animais de um lado para o outro. Este fator poderia levar à extinção de certas espécies que necessitam de área ampla para sobreviver.
O relator é favorável à construção da estrada, com limitações de uso. “A estrada será limitada pelo projeto de manejo, abrindo às seis da manhã e fechando às seis da tarde, com guaritas da polícia verde. Não será uma estrada de transporte pesado”, afirmou.
A reunião será no plenário 14.