O deputado Sarney Filho (PV-MA), coordenador da Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para averiguar e acompanhar os desdobramentos do desastre causado pelo rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues (MG), informou que os integrantes do grupo parlamentar viajam para Minas Gerais na próxima segunda-feira (16).
“Em Belo Horizonte, iremos nos reunir na Assembleia Legislativa, às 8 horas, e em seguida a comissão se dividirá para visitar Bento Rodrigues (em Mariana), Colatina e Governador Valadares”, explicou Sarney Filho.
Na terça-feira, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, às 9 horas, para ouvir, entre outras pessoas, representantes do Ministério Público e da Secretaria do Meio Ambiente, dirigentes da mineradora Samarco, autoridades, técnicos e especialistas.
Além de Sarney Filho, quinze deputados de Minas e do Espírito Santo integram a comissão externa: Fábio Ramalho (PV-MG), Evair de Melo (PV-ES), Brunny (PTC-MG), Eros Biondini (PTB-MG), Gabriel Guimarães (PT-MG), Laudívio Carvalho (PMDB-MG), Leonardo Monteiro (PT-MG), Marcelo Aro (PHS-MG), Mário Heringer (PDT-MG), Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG), Padre João (PT-MG), Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), Paulo Foletto (PSB-ES), Rodrigo de Castro (PSDB-MG) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG).
Na primeira reunião do colegiado, realizada hoje, em Brasília, Sarney Filho explicou que a comissão irá levantar em seu trabalho as ações emergenciais necessárias, relativas à saúde, ao fornecimento de água e aos prejuízos ao meio ambiente, para atender às necessidades das populações nos municípios impactados.
“A outra ponta será definir as ações que poderão ser feitas com o apoio do legislativo federal, como mudar a legislação atual para impedir que ocorram mais tragédias como esta”, disse o coordenador da comissão.
Fonte: Assessoria de imprensa do dep Sarney Filho