A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) elegeu, nesta quarta-feira (25), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) como presidente, e o deputado Sarney Filho (PV-MA) como vice-presidente. O deputado Sérgio Souza (PMDB-PR) foi designado relator da comissão.
O deputado Sarney Filho falou sobre os desafios da CMMC em 2015, ressaltando que o país passa por uma crise hídrica e energética, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. “No final do ano, teremos em Paris a 21ª Conferência Mundial do Clima – COP 21 que, sem dúvida, será o evento mais importante desse início de século, diante dos graves problemas causados pelas mudanças climáticas”, afirmou.
A CMMC foi criada pela Resolução 4/2008, a partir de iniciativa de Sarney Filho. Ele ressaltou que cabe à CMMC sensibilizar os novos parlamentares para a importância de aprovar proposições que contribuam para minorar os efeitos do aquecimento global e impeçam retrocessos na legislação em vigor.
O presidente da Comissão, Fernando Bezerra Coelho, destacou a importância de o colegiado se debruçar sobre um plano de trabalho específico, a ser apresentado pelo relator na próxima quarta-feira (1º), para preparar o Brasil para a COP 21 e fazer um diagnóstico dos motivos que levaram o país a vivenciar a crise hídrica e energética.
Ele sugeriu, ainda, que fossem incluídas no cronograma visitas às diversas regiões do país que sofrem com a crise da água, ideia compartilhada pelo restante dos parlamentares.
Fonte: Assessoria do deputado Sarney Filho, com informações da Agência Senado
Foto: Agência Senado