Membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Penna (PV-SP) e Sarney filho (PV-MA) comemoraram a aprovação das emendas apresentadas na Comissão ao Orçamento de 2012. As emendas serão agora encaminhadas à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
A primeira emenda destina R$ 80 milhões ao Ministério do Meio Ambiente para identificação, diagnóstico e combate aos processos de desertificação.
A segunda emenda aprovada libera R$ 80 milhões para consolidação territorial das Unidades de Conservação Federais por meio do Instituto Chico Mendes.
Para os parlamentares, ambas emendas são de grande importância para a proteção dos ecossistemas do país. Eles lembram que a desertificação, no Nordeste (região mais afetada), atinge uma área de mais de 900.000 km², afetando diretamente mais de 15 milhões de brasileiros, constituindo o problema ambiental que atinge a maior área e o maior número de pessoas no país.
Em relação à segunda emenda, eles ressaltam que as unidades de conservação representam uma das melhores estratégias de proteção aos atributos e patrimônio naturais. “A Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação é vital para se preservar os estoques genéticos e garantir o acesso aos recursos hídricos e para as gerações futuras”, afirmam.
Fonte : Sinal Verde