Deputado cobrou do ministro da educação, Camilo Santana, recursos permanentes para garantir refeição aos estudantes do ensino médio integrado e da EJA no IFB
Durante reunião da Comissão de Educação nesta quarta-feira (21), o deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF) fez um apelo direto ao ministro da Educação, Camilo Santana, sobre a urgência em garantir alimentação escolar permanente nos Institutos Federais. O parlamentar destacou avanços na construção de refeitórios com recursos do PAC, mas ressaltou que a infraestrutura sem comida não resolve o problema da fome entre os estudantes.
“Ministro, no que se refere à alimentação nos Institutos Federais, ainda falta o mais importante: a comida. Não tem comida, gente”, afirmou Veras. Ele lembrou que destinou R$ 9 milhões em emenda parlamentar para o auxílio alimentação dos estudantes do IFB no Distrito Federal, mas classificou o valor de R$ 170 mensais como insuficiente. “Quem tem fome não aprende”, reforçou, pedindo atenção especial à universalização da alimentação escolar para alunos do ensino médio integrado e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ao final de sua fala, Veras apelou para um compromisso institucional com a causa, pedindo que o ministro assumisse, em nome do governo federal, a responsabilidade de resolver ainda em 2025 a questão orçamentária da alimentação escolar nos Institutos Federais. “Essa é uma questão de urgência, é uma questão de aprendizagem, é uma questão de fome. A Comissão de Educação e o governo têm que resolver este problema este ano”, concluiu.





