Para muitos colombianos somente um parque para aproveitar a piscina e relaxar, mas quando os jovens do Partido Verde da Colômbia chegaram, no dia 25 01 2013 trouxeram para essa tranquilidade uma avalanche política – o 1º Congresso Nacional dos Jovens Verdes.
Foram três dias de Congresso, no dia 26 debatemos nas mesas temáticas Meio Ambiente, Educação, Liberdades Individuais, Participação política. A que chamou mais a atenção foi à mesa “Paz e direitos Humanos” conduzida pelo o professor Manuel Restrepo, PHD em Direitos Humanos. Manuel fez uma brilhante análise social dos grupos paramilitares, os militares, da polícia e dos políticos colombianos.
Relatou histórias verídicas de violência em pequenas cidades colombianas e finalizou convocando os jovens a participarem ativamente dos movimentos sociais, para ele só assim seus netos não irão conviver com nenhum tipo de violência.
Na parte da tarde iniciamos o processo de votação dos estatutos e do corpo diretivo nacional dos jovens verdes. Acompanhei desde a inscrição até o encerramento, diga-se de passagem que tudo começou às 16horas da tarde e terminou às 3horas da madrugada.
Na manhã de Domingo debatemos o manifesto político aprovado no encerramento do Congresso, bem como a aclamação e o juramento dos jovens eleitos. Os jovens verdes do Brasil foram devidamente representados com a abertura do bandeirão anti nuclear dentro do acampamento, e bradado com alegria e energia positiva pelos hermanos e hermanas colombianas!
Que Chimba Jovenes Verdes de Colômbia!
1º Congresso dos Jovens Verdes
Fonte : Julia Duppre