Realizada entre os dias 1° e 15 de novembro, a enquete, publicada no site do Senado por sugestão da Associação Preserve Amazônia à Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública da instituição, indicou 83,6% das respostas favoráveis à emenda apresentada pelo Senador Valdir Raupp, que propõe a suspensão de autorizações para novos desmatamentos na Amazônia por um período de dez anos. O número de votos foi superior a quatro mil e quinhentos.
A enquete confirmou o que outras pesquisas já haviam detectado: que o brasileiro está consciente da importância da Floresta Amazônica para o país, e que espera dos senadores a aprovação de uma lei que seja mais restritiva quanto à possibilidade de novos desmatamentos na região.
Em uma das pesquisas anteriores, realizada pelo Instituto Datafolha/Amigos da Terra, em 2009, noventa e quatro por cento dos entrevistados responderam que é mais interessante para o país parar o desmatamento, para evitar os custos de desastres ambientais e das mudanças climáticas. Na mesma pesquisa, noventa e dois por cento responderam que as leis que protegem as florestas deveriam ser mais rígidas, e noventa e três por cento responderam que votariam em candidatos que dificultassem o desmatamento.
Senadores serão os próximos a responderem
A Preserve Amazônia iniciou nesta quarta feira uma pesquisa com os senadores para descobrir se eles estão ou não de acordo com a suspensão do licenciamento para novos desmatamentos na Amazônia. A expectativa é que possa ser feito um comparativo entre o resultado das enquetes e pesquisas realizadas com o público e o posicionamento dos parlamentares, de modo a se verificar se existe uma correspondência entre as opiniões. Este comparativo irá permitir a verificação da representatividade do Senado frente à opinião pública. A entidade ambientalista espera conhecer o resultado antes da votação do relatório do Senador Jorge Viana na Comissão de Meio Ambiente, previsto para acontecer até o fim deste mês.
Sociedade espera definição sobre audiência pública relativa ao desmatamento zero
Solicitada na semana passada à Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo Senador Rodrigo Rollemberg, ainda aguarda definição desta comissão a realização de uma audiência pública sobre o desmatamento zero na Amazônia. A audiência foi solicitada pela Preserve Amazônia em conjunto com o Movimento Amazônia para Sempre, entre outras entidades, e tem por objetivo o esclarecimento dos senadores quanto à importância para o país de se restringir ao máximo na nova legislação a possibilidade de novos desmatamentos na região, assim como para o posicionamento da sociedade quanto à questão. A expectativa dos requerentes é de que a solicitação seja aceita, até pela representatividade que tem o pleito: em 2009, mais de um milhão de assinaturas foram entregues aos senadores em um abaixo assinado organizado pelo Movimento Amazônia para Sempre, pedindo maior proteção à floresta e pelo fim do desmatamento na Amazônia.
Fonte : Preserve Amazônia