Ideia é discutir com especialistas, médicos, setor produtivo e indústria os impactos na saúde da população
O Líder do Partido Verde na Câmara Federal, Deputado Clodoaldo Magalhães (PV/PE) apresentou requerimento de criação da Frente Parlamentar da Alimentação Saudável. A iniciativa visa criar um espaço de diálogo entre especialistas, médicos, nutricionistas, bem como o setor produtivo, sobre a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.
Estudos e pesquisas relevantes têm apontado que o mundo precisa pensar alimentação, meio ambiente e saúde pública como uma necessidade global e, que, estas áreas precisam caminhar juntas. De acordo com a SIAL – Insight Health Trend book 2022, os consumidores estão mais conscientes no que se refere a escolhas alimentares, ocasionando o crescimento mundial do consumo de alimentos minimamente processados e cada vez mais saudáveis.
Outro fator importante é a percepção cada vez mais presente em estudos e aconselhamentos de profissionais de saúde que alimentos considerados ultra processados estão associados ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Clodoaldo, desde seus mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, apresenta matérias que tratam sobre este tema. Médico endocrinologista e membro da Comissão de Saúde, o parlamentar acredita que é essencial entender sobre a qualidade dos alimentos que consumimos e seus impactos na saúde da população. “Queremos ouvir todos e criar um ambiente propício para a formulação de leis e de programas que possam incidir diretamente na saúde da população. Estamos de portas abertas para receber contribuições de médicos, especialistas, da indústria da saudabilidade e, especialmente, a população, que consome estes alimentos”, reforçou o parlamentar.
A Frente tem ainda como missão colaborar para o crescimento da Indústria da Alimentação Saudável – IAS no Brasil. Dentre os aspectos deste importante segmento estão produtos naturais e minimamente processados, orgânicos, veganos e sem glúten.
“Recentemente estive junto com o Fórum IAS, de empresas que compõem a FIRJAN, e eles também têm muito interesse em dialogar sobre legislações e ações que estimulem este crescente mercado no Brasil. A expectativa é de crescimento de quase 17% deste mercado nos próximos anos. Pernambuco tem muitas empresas nesse segmento, como a de castanhas de caju, que tivemos contato recentemente”, relatou o líder.
O Fórum IAS é uma organização composta por um grupo de indústrias brasileiras que atuam no mercado da sustentabilidade e bem-estar, que se articularam para elaborar e defender proposições junto aos poderes públicos no interesse de seus consumidores e da saúde da população brasileira.
Por fim, a Frente pretende discutir também a democratização do consumo de produtos saudáveis pela população mais vulnerável, uma vez que é necessário criar incentivos para que os produtos cheguem às prateleiras com preços mais acessíveis.