Líder do PV participou de sessão solene em homenagem à Semana da Enfermagem 2023 na Câmara dos Deputados
Na manhã desta quarta-feira (17), o líder do Partido Verde, deputado Clodoaldo Magalhães (PV/PE), cobrou o dimensionamento adequado entre profissionais da Enfermagem e pacientes. Segundo o médico, após a vitória do piso nacional, outras lutas são essenciais para a garantia de atendimento de qualidade para a população.
“São muitas lutas. Nós temos um déficit de profissionais para a nossa população. O SUS precisa fortalecer a base do seu sistema. Lá na atenção primária nós precisamos de mais enfermeiros, mais auxiliares e técnicos”, comentou Clodoaldo.
O cálculo de dimensionamento de pessoal de enfermagem utiliza a Resolução Cofen 293/2004, que estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas unidades de saúde. A quantidade adequada de profissionais para situações de cuidados mínimos é de um enfermeiro para cada seis pacientes, podendo chegar a um enfermeiro para cada paciente em caso de cuidados intensivos.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo enfrenta uma escassez de 5,9 milhões de enfermeiros. No Brasil, uma pesquisa realizada pela Fiocruz, revela que a proporção de enfermeiros por cada 100 mil habitantes é de 217, sendo que o ideal proposto pela OMS é de 500 para cada 100 mil habitantes.
“Vencemos a primeira luta, do piso, mas ainda temos algumas no caminho. Temos a urgência das 30h para ser apreciado em Plenário, mas é essencial nos debruçarmos sobre o dimensionamento correto de enfermeiros. É nessa adequação no número que vai perpassar a melhoria da qualidade da atenção primária no Brasil. Precisamos melhorar o número nesta base da saúde do SUS”, finaliza o deputado.