Na sexta-feira, 7, foram empossados os conselheiros nacionais de juventude eleitos pelo processo eleitoral mais concorrido da história do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), desde sua fundação, com mais de 300 entidades inscritas. O Conjuve, representa 50 milhões de jovens brasileiros e tem por finalidade formalizar e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude.
Hoje, é um grande marco para juventude do Partido Verde (PV), que expande sua participação no Conjuve, tendo cinco membros eleitos, sendo Gustavo Gama, secretário nacional de juventude do PV, Jaireson Nascimento, secretário estadual do PV/AC, Lucas Pretti, vice-presidente do PV de Serra/ES, Nilson Grimm, secretário, municipal PV de Palmas/TO e Pedro Henrique, secretário estadual do PV/TO. É uma grande conquista possuir cinco membros do PV que lutam em defesa dos direitos da juventude.
No discurso de posse, o conselheiro nacional do Conjuve Pedro Reis agradeceu oportunidade. “É com muita satisfação que recebo a missão de representar a Região Norte do Brasil, com suas 7 unidades federativas. É um grande desafio tendo em vista que é a região onde se tem mais dificuldade de alcançar todos os jovens devido principalmente sua grande dimensão territorial além das dificuldades de acesso. Temos uma grande missão nesse ano que é auxiliar a execução das Conferências Municipais e Estadual de Juventude. Vou me dedicar a buscar recursos para o nosso estado do Tocantins e construirmos uma grande Conferência Nacional de Juventude”, disse.
“Fui empossado conselheiro nacional de juventude e assumo essa cadeira com responsabilidade e compromisso de poder ajudar da melhor maneira possível todos os jovens do Tocantins e do Brasil, agradeço todo o apoio que sempre tive dos jovens do Tocantins e da cidade de Palmas e quero poder representar muito bem todos esses jovens. Parabenizar meus amigos Pedro Reis e Gustavo Gama que também estão como conselheiros representando o Tocantins”, explicou o conselheiro nacional do Conjuve Nilson Grimm.
O conselheiro Jaireson Nascimento falou da satisfação de representar os jovens brasileiros. “É com muita alegria que assumo uma cadeira no Conjuve, e assumo sabendo da responsabilidade e compromisso de ajudar a elaborar políticas públicas de juventude que possam favorecer 51 milhões de jovens brasileiros. Agradeço”, afirmou.
Pretti explicou quais são as metas para essa legislatura. “Tomamos posse para o Biênio 2019/2021, com objetivo de fomentar as políticas públicas para juventude, tendo como primeiro desafio fazer a “conferência das conferências”. Também pretendo levar para o debate o Fundo Nacional de Juventude, pois hoje, não temos recurso próprio. Com o mesmo, iremos garantir que as PPJs [Políticas Públicas de Juventude] tenha seu próprio recurso, assim, assegurando sua efetivação”, esclareceu o conselheiro.
Para o conselheiro nacional de juventude e secretário-geral do Conjuve, Gustavo Gama, o primeiro desafio do Conselho é construir a Conferência Nacional de Juventude. “É um evento que vai envolver todos os jovens do Brasil. É a primeira vez que o Tocantins ocupa a mesa diretora do Conselho Nacional de Juventude, estivemos mais de 15 anos fora da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Juventude e voltamos com três cadeiras”, concluiu.
O Tocantins foi o primeiro no Brasil com o maior número de entidades eleitoras.
CONJUVE
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.