O cigarro não faz somente mal ao corpo, mas também se tornou uma real ameaça ao futuro do planeta, ameaçando os oceanos. Segundo a Ocean Conservancy, nos últimos 32 anos, já foram encontrados cerca de 60 milhões de bitucas nos mares.
Atualmente ainda é enorme o número de pessoas que acreditam que o plástico é o principal causador da poluição nos mares, mas na verdade o cigarro já ultrapassou ele. As bitucas de cigarro representam cerca de 1/3 entre todas as coisas que poluem os oceanos.
Os resíduos de cigarros são encontrados em 70% das aves e 30% tartarugas marinhas. O plástico ainda é um grande vilão, mas o cigarro ainda consegue fazer um estrago muito maior.
No mundo todo são produzidos cerca de 5,5 trilhões de cigarros por ano. A maioria deles tem o filtro de acetato de celulose e levam 10 anos para se decompor na natureza.
Quem revelou esses dados assustadores foi Thomas Novontny, o fundador do Projeto de Poluição por bitucas de Cigarro. Em uma entrevista à NBC News, ele contou que os filtros são apenas um instrumento de marketing usados pelas empresas.
Fonte: Gostaria de ir