Moradores de Linha Creolin terão sistema de abastecimento de água potável
Estão sendo iniciadas obras de implantação de uma rede de abastecimento de água, que irá atender 20 propriedades rurais na comunidade de Linha Creolin, interior de Saudade do Iguaçu. Além das propriedades rurais o sistema também irá atender com água de boa qualidade, cerca de 70 casas de veraneio, localizadas nas margens do Reservatório da Usina Hidrelétrica Salto Santiago.
A informação foi dada pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, Vilmar Bonfante, indicando que foram superadas as fazes de licitação de canos e outros materiais, restando agora a instalação da bomba, da tubulação e dos hidrômetros nas propriedades.
Segundo Bonfante, os recursos financeiros para execução do projeto são dos cofres municipais. “Nosso prefeito Mauro não teve dúvida em autorizar a execução da obra, porque sabe da importância de água de boa qualidade e porque conhece bem as dificuldades daquela região do município”, disse Bonfante. Ele revelou que o custo final de implantação ficará em aproximadamente R$ 170.000,00, mais o custo de mão de obra.
O projeto de abastecimento da comunidade de Linha Creolin foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que também coordena a execução das obras.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo Miguel Ângelo Cambruzzi, o poço perfurado tem profundidade de 150 metros e capacidade de produção de 9 mil litros por hora.
Segundo Miguel, além do problema de abastecimento, que afeta às propriedades especialmente no verão, um grande avanço em termos de qualidade de vida está sendo conquistado pelos moradores, graças à boa vontade e visão administrativa do prefeito Mauro Cenci”, disse Miguel.
Meio Ambiente vai promover Coleta de lixo reciclável no interior
O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu realizou no dia 07 de maio uma campanha de recolhimento de lixo reciclável, nas comunidades rurais. A informação foi dada diretor do departamento Flávio Szabléwski.
Segundo Flávio, campanhas dessa natureza vem sendo realizadas periodicamente pelo setor. “A cada três ou quatro meses nos mobilizamos a comunidade rural, para dar destinação correta à resíduos e dejetos de materiais que não são uteis e podem contaminar o meio ambiente” disse.
Ele lembrou que os produtores já receberam instrução sobre quais os materiais que devem ser recolhidos, evitando-se que matéria orgânica úmida seja coloca junto. O lixo deteriorável (biodegradável), composto pelos restos de carne, vegetais, frutas, e outros, é separado do lixo restante, podendo ter como destino os aterros sanitários, ou entrarem num sistema de valorização de resíduos.
A reciclagem tornou-se uma ação importante na vida moderna, pois houve um aumento do consumo e uma diminuição do tempo médio de vida da maior parte dos acessórios que se tornaram indispensáveis no dia a dia.
Há pouco tempo, os resíduos resultantes da atividade humana tinham como destino as lixeiras, ou então aterros sanitários. Contudo, com o aumento exponencial da quantidade de resíduos e da evolução tecnológica, aliados ao interesse econômico de busca de mais matérias primas de baixo custo, o vulgarmente designado lixo, começa a perder o caráter pejorativo do nome e começa a ser considerado como um resíduo, passível de ser reaproveitado
Fontes: PV Paraná