O presidente do Chile, Sebastián Piñera, comunicou ontem (30), o cancelamento da Conferência do Clima da ONU (COP 25), que ocorreria na capital Santiago, entre os dias 02 e 13 dezembro, devido aos protestos da população.
Para o secretário de Relações Internacionais do Partido Verde, Aluízio Leite, mesmo surpreendendo é extremamente compreensível. “Foi uma surpresa receber a notícia, mas entendemos a razão pela qual foi tomada. A decisão foi tomada em meio aos protestos que o Chile vive no atual momento. O maior desde a redemocratização do País”, afirma Leite.
O secretário disse que o evento pode ser transferido para outro país. “A expectativa é que o evento seja transferido para a Costa Rica, que sediou recentemente uma reunião da Cúpula do Clima preparatória para da COP 25”, concluiu.
COP 25 no Brasil
O Brasil sediaria esta edição, porém o presidente, Jair Bolsonaro, cancelou a reunião quando assumiu o Governo. Contudo, após o cancelamento do Chile, a cidade de Salvador/BA se candidatou para abrigar o evento. A capital baiana já recebeu este ano no mês de agosto, a Semana do Clima, reunião preparatória para a COP 25, organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC).