Fui informada através das redes sociais que o vereador Marcell Moraes membro do Partido Verde, o mesmo que hoje me abriga, fez algumas declarações preconceituosas sobre os rituais praticados nas religiões de matrizes africanas.
Creio que o vereador não cometeu tal indelicadeza, tendo acontecido quero deixar claro que esse não é o posicionamento do Partido Verde. Estamos no governo municipal na busca de melhorar a cidade não só na sua estrutura física, precisamos dar dignidade, respeito e fortalecer o orgulho de morar na primeira capital do país. Na campanha foram colocados 43 pontos que se tornaram condição para a aliança e todos estão sustentados na Constituição Brasileira e um dos artigos da Carta Magna foi pilar fundamental do projeto, a saber:
Art. 5º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
… IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato…
… VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
Quando algumas pessoas questionam minha posição sobre questões religiosas ou de crença, minha resposta sempre é pautada no Artigo acima citado. Sou mulher, baiana iniciada nos cultos das religiões de matrizes africanas e trago elementos éticos que balizam minha vida oriundos dessa educação. Sou crente, creio em Deus e de forma ecumênica participo e respeito toda manifestação religiosa, fato que começa dentro de casa já que minha família possuí membros de religiões diversas, o respeito nos une de forma civilizada.
Continuo acreditando que o vereador não fez nem faria tais declarações, mesmo porque seria uma condição contraditória frente a afirmações pretéritas que foram e estão vinculadas na grande rede de computadores no site assinado pelo próprio no endereço abaixo.
http://www.meioambienteurgente.com.br/artigos/item/729-dia-da-consciencia-negra-por-marcell-moraes.html#.UX-ozbVQGwU.
Aqui claro me posiciono e repito: somos contra toda e qualquer forma de intolerância.
Célia Sacramento
Vice-prefeita da Cidade do Salvador