Hoje tive o desprazer de ouvir o deputado e pastor Marcos Feliciano tentar se defender das críticas que tem sofrido desde que foi indicado para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
Indignado com o debate popular sobre se é ou não é adequada a sua assunção no cargo, e invocando o artigo 5º da Constituição da República, disse ter direito às suas próprias convicções e a liberdade de expressão como qualquer outro cidadão. Ninguém duvida disso pastor, mas o senhor pela função que exerce em sua igreja e no Congresso Nacional não é uma pessoa qualquer, as coisas que o senhor diz ou disse tem muito peso na opinião pública, a voz de um pastor ou de um parlamentar é uma arma, e como tal tem que ser usada com responsabilidade.
Por outro lado, quem se dispõe a exercer mandato parlamentar tem que saber que isso significa botar a cara à tapa na vitrine do povo que é o Congresso Nacional e não pode ficar fazendo beicinho quando é o próprio povo que vem fazer as cobranças.
Acho que o pastor não merece estar na Igreja que representa e muito menos no Congresso Nacional, não fosse pelos motivos acima mencionados, mas pelo modo desrespeitoso como expressa as suas opiniões, que ele tem direito de ter, muito embora desconheça que opiniões como as suas talvez possam configurar crimes, porque os direitos de um acabam quando começam os do outro.
No Brasil deputado, ninguém tem o direito de ser homofóbico ou racista, nem por meias palavras.
Dizer que não é contra os homossexuais e usar expressões como: “O reto não foi feito para sofrer introdução”; que o amor entre pessoas do mesmo sexo “leva ao ódio, ao crime e à rejeição”; ou interpretar passagens bíblicas como a da maldição ao filho de Noé que deu origem à família do continente africano para dizer que aquele pedaço do mundo é amaldiçoado (Consequentemente seus habitantes também), ou ainda justificar a expressão “A aids é um câncer gay” com o fato de a doença estar associada em maior número aos homossexuais, definitivamente é imperdoável porque há um claro desafio à inteligência da população. E é isso que mais agride: O uso de eufemismos e meias palavras como se não fôssemos capazes de perceber muito rapidamente que o discurso sugere homofobia e racismo.
O PSC errou e os seus eleitores também, porque é de duvidar que qualquer evangélico com os ensinamentos cristãos que possuem, defendesse essas posições de maneira tão cínica, raivosa e desonrosa. Há que se ter ética deputado. Seus eleitores e fiéis com certeza tem.
Direitos Humanos é um tema que não admite retrocesso desde a Revolução Francesa e não é o senhor que vai mudar a história, vai no máximo criar um impasse que atrase o debate de temas tão importantes para que sejamos um país melhor.
Fábio Scliar
Mestre em Direito Público e Professor de Direito Constitucional e Ambiental
A não aceitação é simples.
Levando-se em conta a questão da doutrina seguida,e por vezes,alienar em relação a realidade,muitos duvidam a capacidade de um pastor como postulador dos Direitos Humanos.Mas,foram evangélicos que começaram a combater um dos crimes mais hediondos cometidos contra a humanidade,mesmo que ingenuamente,através da visão apocalíptica,sobre o uso do ships,como matar através do mesmo e outros.
Hoje,públicos sobre crimes psicotrônicos,e há uma confusão entre pastores pentecostais com as linguagens figuradas no que concerne ao assunto.O crime é crime,invisível,mas é cientificamente comprovado.Demônios são demônios.
Libertar as vítimas dos crimes psicotrônicos tem que acontecer através da investigação judicial e científica e não através de “exorcismos”.
A linguagem tem que ser somente “uma”,nada de ceticismo religioso,e nem todos os pastores cursaram Teologia,e tem esta visão da matéria.Necessário entender,que muitos pastores tem visão atualizada,televisão e internet em casa.Ainda,temos pastores que proíbem à Igreja e aos filhos tais acessos e não obtém conhecimentos,tornando a todos sem defesa em relação a estes crimes.
Provavelmente,um pastor em meio aos Direitos Humanos vai facilitar “esta comunicação”.
Boa Sorte!Naly de Araujo Leite – Ipameri – Goiás.
Estou tendo, neste momento, o prazer de ver a indignação dos brasileiros por mais este desmando absurdo e abusivo cometido por grupos de interesse dentro do Congresso Nacional. Alguns artigos linkados no facebook hoje, dão conta das ‘manobras’ efetuadas na Câmara dos Deputados para ‘garantir’ a posse dessa pessoa na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, assim como o ‘domínio’ de outras comissões por grupos de interesse, como é o caso dos ruralistas defendendo o agronegócio no controle da Comissão da Agricultura. Mais do que favorecimentos pessoais ou interesses simplesmente financeiros esses ‘acontecimentos’indicam ações planejadas à minuncias, indo na direção de um controle espúrio das Instituições nacionais, colocando em sério risco a nossa jovem democracia, pela qual tantos de nós lutaram décadas e outros deram suas vidas. Mais do que ‘arranjos’ corruptos, esses grupos têm, certamente, algum objetivo bem claro, que a grande maioria daos brasileiros bem intencionados não está percebendo. Não se trata de uma situação pontual, mas de um plane bastante maquivélico, urdido sabia e detalhadamente, de forma que só se perceba a existência quando já seja “tarde demais”. Ou senão, como estaria a Comissão DE Agricultura entregue AOS RURALISTAS???? Mais do que reações de indignação, Fábio Scliar, ACREDITO que está na hora de abrirmos bem nossos olhar para o que está sendo urdido sob a aparência de corrupção “apenas”. Que estecomentário não seja encarado como uma reação paranóica porque, pelo contrário, é resultado de observação atenta e constante. Até há pouco tempo seria difícil colocar a questão; agora está ficando cada dia mais evidente, até descarado mesmo: um nazista na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias…
CORREÇÃO: onde se lê MINUNCIAS, leia-se, por favor, MINÚCIAS.
Há um bom tempo que busco o meu EQUILÍBRIO em relação a esta minha REVOLTA.
Venho , constantemente , aproveitando o meu espaço nestas REDES SOCIAIS para ALERTAR a população o quão sério e PERIGOSO esta ficando esta tal RELIGIÃO EVANGÉLICA. Respeito todas as formas que te levam a DEUS e , principalmente , estas pessoas que seguem estes PASTORES que nada mais são , do que DITADORES.
As pessoas estão DESCRENTES , buscando encontrar respostas aos seus problemas , terapia é caro e de difícil acesso a todos e a IGREJA EVANGÉLICA tem sido uma máquina comercial para proporcionar este acolhimento , de forma a logo após , VENDER os seus serviços fazendo com seus seguidores comprem as suas idéias .
A essa altura , muitos perdidos e buscando suas respostas , caem literalmente no conto do vigário e entram naquele fanatismo neurótico : só falam disso .
A grosso modo , são ELES os maiores PRECONCEITUOSOS : não respeitam os gays , imagens de SANTOS , pessoas que porventura nunca leram a BÍBLIA e por aí vai.
Precisamos SIM de mais e mais pessoas CORAJOSAS como a inteligentíssima formadora de opinião MARÍLIA GABRIELA botando a boca no trombone . Quando uma Marília Gabriela diz , sem dó nem piedade , que quem se deixa levar pela cabeça destes pastores deve ter inteligência de OVELHA , ela não está em nada equivocada e …vindo dela , talvez comecem a prestar ATENÇÂO ao que venho dizendo há tempos e ninguém dá VALOR.
Temos que controlar isso antes que seja TARDE demais e , principalmente , evitar que estes PASTORES entrem para a POLÍTICA . Se isso começar a tomar realmente proporção , vamos literalmente viver novos dia de DITADURA.
PENSEM NISTO !
Att,
Adriana Pereira
Fábio, como sempre sendo pontual e com artigos interessantes e atuais… Fica aqui registrado o meu apoio neste assunto delicado. Um grande abraço!
Naly de Araujo,
Sugiro que vc frequente com URGÊNCIA um curso de lingua portuguesa.
Seu texto não em começo,meio ou fim.
Além disso voce usa vírgulas em excesso !
Em suma,um verdadeiro analfabeto !!!
Discordo, acredito que o ser humano do presente e do futuro (filhos e netos)não precisem explicar o holocausto ou a diáspora da escravidão baseada na aceitação pré concebida dos escritos Constantínicos(bíblicos) que não se provam. O principio básico teosófico diz que NÃO EXISTE RELIGIÃO SUPERIOR A VERDADE claro, caso contrário não haveriam tantas religiões…..Nenhuma consegue provar suas verdades CELESTIAIS, que pra mim soam como bestiais haja vista a criação do diabo como sustentação do mal em confronto direto com o bem.E eu pergunto bem de quem, à quantos milhares de anos os cristão levarão esta ESTÓRIA para manipularem o poder e a ignorância da humanidade.Quem são vocês para dizerem o que esta certo ou errado num universo infinito.RESPINGO DO COCÔ DO CAVALO DO BANDIDO, Ou simples grãos de areia na sopa cósmica universal.
Discordo Drº Fábio!
Com todo respeito, como o Senhor mesmo disse: “artigo 5º da Constituição da República, disse ter direito às suas próprias convicções e a liberdade de expressão como qualquer outro cidadão”. Isso é liberdade, não sei porque ficar ofendido. Vemos na televisão vários homossexuais dizendo que: “todos os homens são iguais a eles”, “todo homem tem desejos homossexuais ou vergonha de assumir sua homossexualidade”. Essas frases também nos ofendem, pois, a bem da verdade, os homossexuais NÃO SÃO MAIORIA. Estas opiniões ofendem sim a “maioria” “massa HETEROSSEXUAL”, mas também são manifestações baseadas no artigo 5º. Não podemos fazer nada quanto a isso. Os homossexuais não gostam mesmo é de serem criticados, essa é a verdade. Estão lutando para serem a classe maioral na sociedade por IMPOSIÇÃO. Criar leis, impor a sociedade aceitação por meio jurídico, brigar pela aparição de casais gays na televisão, mesmo sabendo que podem existir crianças assistindo, panfletos em escolas estimulando a homossexualidade, obrigar a Igreja em geral, que têm sua fé baseada na Bíblia, a fazer casamentos de pessoas do mesmo sexo (que a Bíblia condena), isso sim, para mim , é que é DESRESPEITO. Vivemos numa sociedade livre, que continue livre a opinião. A pessoa quer ser homossexual, optando ou não por isso, que o seja, não vamos agredir ou matá-los por isso, É ERRADO, mas não queira empurrar “GARGANTA A BAIXO” essa situação como NORMAL, para pessoas que assim não acreditam.
VIVA A LIBERDADE, SOMOS HETEROSSEXUAIS COM ORGULHO E RESPEITO AO PRÓXIMO.
Tenha um boa semana com muita liberdade
FÁBIO SCLIAR,AO LER O POPULAR,VERIFIQUEI QUE O MEU COMENTÁRIO FOI PLENAMENTE ENTENDIDO,POIS ELE DECLAROU SER “VÍTIMA DA DITADURA DA DESINFORMAÇÃO”.
POIS BEM,QUE ELE SEJA O INSTRUMENTO DE NOVA DOUTRINAÇÃO REACIONÁRIA A ESTA DITADURA ENTRE OS QUE TEM SUA OPÇÃO RELIGIOSA,POIS APESAR DA DESINFORMAÇÃO,APÓS 30 ANOS DE PESQUISAS E BUSCA,FOI ENTRE OS BLOGS DOS EVANGÉLICOS QUE ENCONTREI RESPALDO CIENTÍFICO PARA MINHAS MATÉRIAS,O QUE NÃO VEM DE ENCONTRO A “DITADURA DA DESINFORMAÇÃO”,MAS UM AVANÇO QUE TEM QUE PROSSEGUIR.TRABALHAR COMO MEMBRO DOS DIREITOS HUMANOS,E TER A VIDA RELIGIOSA,POR VEZES ACONTECERÃO CONFRONTOS,MAS DENTRO DE SUA VIVÊNCIA RELIGIOSA,MARCO FELICIANO,CONSEGUIRÁ SE ADAPTAR E SE SURPREENDERÁ AO VERIFICAR QUE NÃO EXISTE LUGAR PARA PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES, NEM NO EXERCÍCIO DA VIDA CRISTÃ,E MUITO MENOS DA POLÍTICA DENTRO DO GRUPO DE DIREITOS HUMANOS.BOA SORTE PARA MARCOS FELICIANO!NALY DE ARAUJO LEITE
Como sempre vocês, por presunção ou por vaidade acreditam ser a verdade do mundo e consequentemente cópia escarrada do pastor eterno,deus.Isso aqui é a internet não é sala de aula de gramática, vc dvria criticar os pares analfabetos do poder que vcs estão tomando de assalto para desvirtuar a democracia: Ex colocando ensino religioso nas escolas ou mesmo impondo que a EBC que é um serviço público federal mantido com o dinheiro do povo Brasileiro para vender santinho ou aliciar votos de cabresto celestial.
Naly,quando vc parar de pensar através dos ensinamentos deste livro (dito sagrado)e ler os bispados e depois os papados dentre outros( quem sabe o pequeno príncipe)vc conhecerá a verdadeira liberdade de ser e pensar, pois tudo o que vcs fazer é através do que esta escrito neste livro, vcs perderam a capacidade de RACIOCINAR pois está tudo pronto como receitas de bolo.Desculpa me mais vejo a bíblia como a presunção da verdade e seus adoradores ovelhas sem raciocínio próprio.
A maioria heterossexual que vc cita no texto acima é a mesma que vem ditando as normas do planeta havendo milênios desde o Torá, que afinal de contas é o seu chamado velho testamento, que não tem nada haver com o Cristo. O artigo 5 está em perigo neste momento nas mãos destes mesmos elementos que impuseram o ensino religioso nas escolas do Rio de Janeiro através do já conhecido de todos, BALCÃO DE NEGÓCIOS parlamentar famoso toma lá dá ká. Então toma cuidado para que estas pessoas que vc defende no senado e no congresso não comecem a mudar nossa constituição em nome de deus, por que aí é assalto e covardia, é trazer do deserto de onde esta aberração( a bíblia) foi criada junto com seus olhos por olhos dentes por dentes e seus fundamentalistas que explodem crianças e senhoras em nome de deus.
Concordo em parte!
A bem da verdade não sabemos se “todos” que vem ditando normas do planeta havendo milhões desde a Torá, eram realmente “heterossexuais”. Faça o seguinte: ponha lá um homossexual e veja se melhora. A corrupção não tem opção sexual, está enraizada em Brasília. Nem os homossexuais e nem os heterossexuais vão poder fazer nada quanto a isso. De qualquer forma o artigo 5º está em perigo. Quanto ao ensino religioso, procure verificar história anteriores de lugares que tem esse estudo nas escolas. Veja como as pessoas que se formam se portam. Este ensino não faz ninguém ficar alienado não, apenas ensina temor a Deus e respeito ao próximo. Nunca passou nos meios de comunicação notícias do tipo: “Cristãos atacam homossexuais e matam”, “Cristãos invadem banco e saqueiam o cofre”. Se algum comete esses tipos de coisas, estão totalmente fora do que é ensinado pela Bíblia. Quanto a “explosão de crianças e senhoras”, a Igreja Católica, através do Papa João Paulo II, já se retratou quanto a isso. “Olho por olho, dente por dente” é passado, estamos o Novo Testamento, concedido por Jesus, onde o mandamento maior é o TEMOR A DEUS E O AMOR. Não tem como confundir essas coisas com BALCÃO DE NEGÓCIOS, mas também não serei hipócrita em discordar que exitem alguns “Templos Religiosos” que fazem jus a essa nomenclatura.
Fábio, primeiro quero pedir desculpas pela minha agressividade na sua coluna em relação aos cristão, tenho mais de 60 anos e desde muito tenho acompanhado as transformações que as religiões veem fazendo nos continentes sociais da humanidade.A ausência de memória destas pessoas que se deixam lavar cerebralmente por estas culturas importadas do continente Africano(onde inclui médio oriente) da destruição das maiores culturas que a humanidade produziu dentre os Druidas, Incas, Asteca, Maias,,e muitas outras vide tupi-guarani.Tenho muito respeito a África dentre os quais a descoberta do ser humano mais antigo batizado de Eva.
Não estava querendo falar sobre homossexualismo pois considero um tema esgotado do ponto de vista de preferências individuais, coisa esta que a religião cristã é muito contraditória. Entre as centenas de homens que aparecem nos escritos vagueiam apenas algumas mulheres entre virgens, prostitutas, mães sofredoras( total discriminação social) vejo um Cristo louro criado pelos padrões de beleza Romanos em contradição a’quelas pessoas que nascem no deserto ao sol de 50 graus, vejo o Cristo trazendo um sentimento puramente feminino(amor-coração) em contradição ao sentimento masculino de afeto( que me incluo)que parte da coluna vertebral terminando nos órgãos sexuais, e por este motivo vejo o Cristo entrar no templo sagrado quando é festejado o domingo de ramos com uma braçada de flores em detrimento do ramo de palmas pois no deserto não ha flores.
Mais uma vez peço desculpas a todos, tenho medo do povo perder tudo que foi conquistado apesar da religião cristã vir intervindo através da moral e dos bons costumes, nas leis, na educação e provocando um verdadeiro genocídio cultural nos povos do planeta, enfiando guéla à dentro a cultura das areias do deserto á começar pela gêneses discriminando a cobra e a maçã(fauna e flora)
Pessoal, obrigado por todos os comentários, a favor e contra, sendo que os últimos nos fazem melhorar, críticas construtivas que são. Estou à disposição de vcs e lembro que não há direito absoluto em um estado democrático, como diz a máxima: O direito de um termina quando começa o do outro. Além disso há determinadas formas de expressão que são consideradas criminosas pela ordem jurídica. Grande abraço a todos.