O candidato do Partido Verde à Prefeitura, Carlos Augusto, esteve na Avenida Boa Viagem, onde motoristas de Uber fizeram um protesto nesta sexta-feira (9) contra a posição da PCR, que decidiu colocar a CTTU nas ruas para coibir a ação daqueles que prestam serviço pelo aplicativo. Ele é a favor da convivência entre os taxistas com os funcionários do transporte altenativo.
“Eu estava no partido, tinha outra programação, quando recebi um telefonema de motoristas do Uber. Fui imediatamente, pois minha percepção é que essa radicalização entre as duas categorias não é saudável”, disse ele, que acompanhou os motoristas do Uber até o Ministério Público de Pernambuco, onde a candidata a vereadora Karla Falcão (PSL) entregou um documento defendendo a regularização do serviço. Karla postou um vídeo essa semana, em que critica a Prefeitura do Recife, quanto à sua posição sobre o Uber. Carlos Augusto acompanhou a manifestação até o MPPE.
“É fundamental que as autoridades se preocupem com o que está acontecendo. A tecnologia quando chega, ela vem para ficar, não há como retroceder. O Uber é uma realidade em várias partes do mundo. E no Brasil já foi regularizado em Brasília, Vitória, São Paulo”, disse Carlos Augusto.
Ele afirma que com a crise da economia e a alta do desemprego, o Uber terminou sendo um meio de driblar a falta de trabalho. Carlos Augusto defende a regularização do aplicativo, a exemplo do que já ocorreu naquelas três cidades.
“As autoridades precisam, o quanto antes, entrar nesse processo, para evitar a prática da violência e agressão. O meu entendimento é que se não for tomada nenhuma providência, algo de pior pode acontecer”, disse. Na última segunda-feira, o candidato verde postou em suas redes sociais um diálogo entre um motorista de Uber e um taxista. Na postagem, ele faz um apelo para que as duas categorias entrem em entendimento.
“O que a gente percebe nessa conversa é que os dois concordam numa coisa, a não agressão, e aí eu pediria que, como simbolismo disso, um aperto de mão que simbolize esse momento que a gente precisa ter no Recife”. Cada motorista explica na conversa, porque sua atividade é legal, segundo o ponto de vista de cada um.
No feriado, Carlos Augusto voltou ao tema. E postou em suas redes sociais, um outro vídeo dizendo que “a melhor forma de resolver isso é a regulamentação” (do Uber). As imagens foram divulgadas um dia após o Prefeito Geraldo Júlio (PSB) e candidato à reeleição ter dito que a CTTU fiscalizaria os motoristas do aplicativo porque a atividade não seria legalizada.
“Você tem o direito de escolher o serviço que quer usar, mas tem candidato a prefeito dizendo que não dá para regulamentar, e isso não é verdade”, acusa.
E questiona: “Será que só no Recife não dá? A lei é uma só”. Lembra, no final, que algumas cidades já regulamentaram e que outras estão regulamentando o Uber.
Fonte : Blog da Folha