Campanhas eleitorais limpas, com atitudes criativas, de baixo impacto econômico e ambiental movimentam PV
Os principais candidatos do Partido verde reuniram-se, ontem (6/8), em Brasília (DF), para assinar a carta Cidades Verdes e Eleições Limpas e Sustentáveis, com o compromisso, durante o processo eleitoral, de serem protagonistas de eleições baseadas em princípios éticos e de acordo com as regras legais de arrecadação e gastos. Além disso, os futuros representantes se comprometeram também em cumprir as teses ambientais na administração das cidades para as quais sejam eleitos. O documento pode ser acessado aqui.
Segundo o presidente nacional do PV e deputado federal, José Luiz Penna (PV/SP), o partido tem a necessidade de se reafirmar na sua ideologia e a carta sinaliza esta importância para os candidatos no Brasil inteiro. “O PV se prepara programaticamente para essas eleições municipais e, com esta carta, estamos preparando os candidatos, dando subsídios para que eles incrementem o debate sustentável em seus discursos”, defendeu o presidente.
O deputado federal Sarney Filho (PV/MA) também afirmou que a causa que o Partido defende é o diferencial dentre os outros partidos. Para ele, “nossos compromissos partidários têm que ser levados adiante, pois o PV é o único partido brasileiro que tem coerência com seu compromisso e sua atuação”.
Outra participação foi da candidata a vice-prefeitura de Salvador, Célia Sacramento (PV/BA). Ela falou sobre o tipo de política defendido pelo Partido, como política de sobrevivência. “Já que o PV tem se colocado no cenário nacional, com candidatura em inúmeros municípios, segue promovendo, também, políticas sociais de sobrevivênci a. Além disso, os candidatos têm o compromisso de desenvolver cidades sustentáveis e essa sustentabilidade só é possível com compromissos que norteiem seus candidatos”, sinalizou a candidata.
Participaram do evento os candidatos às prefeituras de capitais brasileiras, como Reynaldo Moraes (Aracaju-SE); Aspásia Camargo (Rio de Janeiro-RJ); Marcelo Lélis (Palmas-TO); Lindomar Garçon (Porto Velho-RO); Marcelo Bluma (Campo Grande – MS). Além de candidatos a vice de Belo Horizonte, Salvador, Boa Vista e Belém e dos candidatos a prefeito de cidades acima de 200 mil eleitores, como Guarulhos, Franca, Campinas em São Paulo, Dr. Aluisio (Macaé-RJ).
Durante a assinatura do documento também foi apresentado aos candidatos o hotsite Eleições Sustentáveis (http://eleicoessustentaveis.com.br), que, a partir de hoje, acolherá ideias de campanha eleitorais criativas e limpas.
Programa Eleições Sus tentáveis – O principal objetivo do Programa Eleições Sustentáveis é diminuir o impacto da campanha eleitoral sobre o meio ambiente, diminuir as emissões de gases de efeito estufa e também estimular campanhas de baixo custo, sustentadas por arrecadações limpas e totalmente dentro da legislação em vigor. Com isso, os dirigentes do Partido querem provar que é possível fazer política com ética e criatividade no Brasil.
O hotsite do Programa (http://eleicoessustentaveis.com.br) vai funcionar como um cadastro de todas as experiências verdes e sustentáveis e disponibilizá-las para os candidatos, aliados ou não. Além dos cuidados ambientais, o Programa vai registrar formas limpas e cidadãs de arrecadação de fundos de financiamento eleitoral, numa campanha pela ética eleitoral.
Partido Verde