O médico Eduardo Jorge, do PV, protocolou pessoalmente nesta quinta-feira (3), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o registro de sua candidatura à Presidência da República. Ele é o quinto candidato ao Palácio do Planalto a pedir registro na Justiça Eleitoral.
Além de Eduardo Jorge, já formalizaram o registro os candidatos Zé Maria (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Luciana Genro (PSOL).
Candidato do PSB à Presidência, o ex-governador Eduardo Campos, do PSB, informou por meio de sua assessoria que irá protocolar o registro de candidatura nesta quinta, ao lado de sua candidata a vice, Marina Silva. Também há a expectativa de que o PT apresente nesta quinta-feira o registro de candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Os partidos políticos e coligações têm até este sábado (5) para oficializar as candidaturas na Justiça Eleitoral. Os pedidos ainda serão julgados pelo TSE, que analisará se o candidato preenche os requisitos para ser eleito, como não ter sido condenado a crimes por órgão colegiado.
Devem constar no pedido a declaração de bens, a previsão de gasto máximo de campanha, a plataforma de governo e as certidões criminais fornecidas pela Justiça.
Os pedidos de registros de candidatos a governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital devem ser encaminhados ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Fonte : Com/G1
Fotos: José Toffano