Indicado pela Bancada do Partido Verde, o ex-deputado federal Edson Duarte (PV-BA) foi homenageado com a Medalha Mérito Legislativo, na manhã desta quarta-feira, 04, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. A medalha é destinada a autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.
Com mais de 20 anos de vida pública, Edson Duarte, que atualmente é vice-presidente nacional do Partido Verde, foi vereador, deputado estadual e federal, tendo sido líder do partido na Câmara dos Deputados, membro da Comissão de Meio ambiente em diversas ocasiões e membro fundador da Frente Parlamentar Ambientalista e da Frente em Defesa dos Povos Indígenas.
No Parlamento, notabilizou-se pela defesa intransigente do meio ambiente e das minorias. Foi relator da Política Nacional de Agricultura Orgânica e da Política de Proteção da Mata Atlântica. Participou ativamente da criação do Programa Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN) e, ainda, foi o responsável pela elaboração do relatório sobre Fiscalização e Segurança Nuclear bem como do relatório sobre o uso do Amianto, ambos com repercussão internacional.
De acordo com Sarney Filho (MA), líder do PV na Câmara, “o esforço contínuo e desmedido de Edson para sensibilizar o Parlamento, a sociedade brasileira e a comunidade internacional para a necessidade premente do efetivo exercício de uma cidadania ambiental, conservacionista, responsável e comprometida com o futuro da humanidade, seguramente o qualifica para merecer tão elevada comenda”.
Bancada Verde