Pastoral da Pessoa Idosa está entre os cinco vencedores; Prêmio foi iniciativa da deputada Leandre Dal Ponte
Nesta quinta-feira (09), a Câmara dos Deputados divulgou os vencedores do Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa. A honraria, concedida pela Câmara dos Deputados anualmente, é uma iniciativa da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR). O projeto, de autoria da congressista paranaense, foi aprovado em setembro do ano passado pelo Plenário da Câmara.
As inscrições para o prêmio foram realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março. E na última terça-feira (08) aconteceu a votação. Entre 53 pessoas ou entidades indicadas, cinco foram escolhidas por um conselho deliberativo para receber o prêmio.
Confira os vencedores: Pastoral da Pessoa Idosa, Lar dos Velhinhos de Piracicaba (São Paulo), Instituto Juvino Barreto do Rio Grande do Norte, Conferência Vicentina de Lages de Santa Catarina, e Anna Trotta Yaryd de São Paulo.
A cerimônia de entrega da menção honrosa aos cinco vencedores acontecerá já no próximo mês, dia 13 de Junho, na Câmara dos Deputados.
Ano de ValorizaçãoO Prêmio Zilda pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa faz parte do calendário de atividades do Ano Nacional de Valorização e Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, instituído após a aprovação de um projeto de lei (PL 9357/17) apresentado pela deputada federal Leandre.
Além da premiação, também faz parte do calendário de atividades do ano de 2018 a formação de um grupo de trabalho com parlamentares, consultores e técnicos para atualizar o Estatuto do Idoso e a Política Nacional da Pessoa Idosa e distribuir cópias do estatuto por meio dos Conselhos Municipais e Estaduais do Idoso.