A convite da Fundação Verde Herbert Daniel, o vereador pelo PV, Bruno Ganem, que atua em Indaiatuba (SP), esteve essa semana, em Brasília (05.02) e gravou vídeos para os cursos de Formação Política à Distância realizados pela Fundação. Ganem ministrou a palestra, “Marketing Político de Baixo Custo” e falou como a atuação política certa nas redes sociais poderá ajudar bastante em uma campanha eleitoral.
“O pré-candidato e seu Facebook” – Ganem possui 438 mil seguidores em sua Fanpage do Facebook. Ele tem mais ‘likes’, por exemplo, do que os principais presidenciáveis, Aécio Neves (423mil), Eduardo Campos (293mil) e a atual presidenta Dilma Rousseff (227mil)*. Mas todo esse alcance, não ocorreu em um período curto e segundo ele, que está na rede há cinco anos, requer um constante processo de comunicação e feedback com o público.
Para Ganem é primoroso facilitar a comunicação entre o cidadão e seu representante. Na gravação, o vereador comenta que essa relação não deve ocorrer apenas em um período pré-eleitoral e sim ser prioridade do trabalho cotidiano, pois, quanto maior o acesso do cidadão ao legislador, maior é a confiança nele para representá-lo e resolver suas demandas.
“A nossa função é provocar mudança através de quem nos confiou o voto. Somos apenas uma caixa de ressonância para amplificar as vontades da população. Político que aparece em época de eleição e depois some é repudiado pelas pessoas e isso não pode ocorrer. As redes ajudam nesse processo, pois as pessoas querem se expor e dar suas opiniões.”, analisou o verde.
“Campanha de baixo custo” – Outro fator que ajudou a elevar o alcance da sua página são anúncios específicos que ele utiliza e que podem ser feitos no Facebook. “Eu sugiro o gasto de R$1,00 por dia para anúncios que tem por finalidade alcançar um público com interesses e temas afins e faça a rede de amigos movimentar e compartilhar intensamente os post’s da sua página em outras páginas”, indicou o vereador, entre outras sugestões.
‘Relacionamento com o cidadão’ – Além de usar as redes sociais, Ganem também procura sair do virtual e se encontrar pessoalmente com a população. Desde que assumiu o cargo de vereador, diariamente por cerca de duas a três horas ele é visto nas ruas da cidade. Por meio de um mega fone instalado no carro e por postagens no Facebook e Whatsapp, ele avisa que está em determinada rua para conversar, trocar ideias, saber das necessidades dos cidadãos que passarem por lá e o que eles acham dos serviços públicos da cidade.
Com caneta e prancheta o vereador e sua equipe organizam uma fila e conversam com as pessoas que vão chegando. Pedem sugestões e se colocam a disposição. “Esse contato é de extrema importância porque consigo manter um relacionamento com as pessoas e entender melhor suas necessidades. Além de ficar mais conhecido pela cidade é desse contato que boas ideias acontecem e norteiam muito minha atuação na Câmara”, comenta Ganem.
‘Mobilização’ – Exemplo foi uma solução que ocorreu através reivindicações das ruas da cidade e da sua Fanpage. A partir das reclamações constantes de alagamentos em dois bairros de Indaiatuba, em épocas de enchentes surgiu uma forte movimentação dentro da página por milhares de pessoas pedindo obras nos bairros; ao mesmo tempo, ofícios eram enviados ao prefeito, passeatas e reuniões realizadas nestes bairros, audiências públicas na Câmara.
Com a intensa mobilização, o tema ganhou visibilidade e entrou na agenda da prefeitura, que aprovou a ordem do serviço para início, ainda este ano, das obras de infraestrutura para escoamento das águas, uma situação que segundo Bruno Ganem ocorria há décadas.
Essas e outras histórias, dicas e sugestões sobre a experiência do vereador do PV serão disponibilizadas na página da Fundação Verde em breve, no terceiro módulo do curso que tem como tema as eleições.
Para se informar sobre as inscrições e outros cursos de formação política, que já são ministrados pela Fundação Verde é só acessar o endereço: http://eadfvhd.com.br/