Muitos brasilienses e brasileiros tomaram pela primeira vez ciência da beleza e riqueza da Chapada dos Veadeiros recentemente, pela mine série Seremos felizes para sempre? Tão pertinho de Brasília, todo este esplendor que a natureza reservou corre o risco, agora, de desaparecer, graças a uma nova legislação ambiental, patrocinada pelo governo de Goiás, comandado pelo tucano Marconi Perillo.
Alto Paraíso, Nova Roma, Cavalcante, Teresina, São João da Aliança e Colinas do Sul são os municípios que integram a região da APA do Pouso Alto. Desmatamento, pulverização aérea com agrotóxicos, mineração, hidrelétricas em rios que abastecem a bacia do rio Tocantins, uma das principais bacias hidrográficas do País que abastece a bacia amazônica. É isso o que prevê o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, que engloba a Chapada dos Veadeiros, a ser votado pelo Conselho Consultivo da APA em Colinas do Sul-GO, no próximo dia 25, quarta-feira, às 9 horas.
Por que a pressa para votar algo tão importante, e que tanta polêmica tem gerado?
O plano de manejo da APA do Pouso Alto foi observado por Instituições. Grupos e ONGs do Meio Ambiente alegam que alguns pontos devem ser discutidos com os Órgãos Públicos por serem indevidos, colocando em risco o abastecimento de seis dos oito principais aquíferos do Brasil. Dentre os pontos emergenciais que demandam ações prioritárias foram assinalados os seguintes:
- Demarcação de APP (Áreas de Preservação Permanente) e inclusive com a recuperação de áreas consolidadas, com agricultura industrial mas que sejam imprescindíveis para a manutenção do ecossistema nas altas altitudes de relevo suave com altimetria de acima 1201-1673 metros para conservação dos mananciais, principais responsáveis pelo abastecimento dos aquíferos e da biodiversidade;
- Implantação da Núcleo da Defesa Civil /NUDEC em cada um dos seis munícios para controle de ações como queimadas controladas; (pág. 34, 37 e 39 do Plano de Manejo)
- Proibição de aviões com agrotóxicos devido à intoxicação da população, do solo, dos recursos hídricos e alimentícios da comunidade local; (pág. 34 e 35 do Plano de Manejo)
- Proibição de implantação das hidrelétricas;
- As exigências de EIA/RIMA para empreendimentos de mineração;
- Aumento e criação de novas Zonas de Conservação e Uso sustentável I;
A aprovação do Plano na forma em que está trará o fim do que resta do Cerrado no coração do Brasil e de uma Reserva da Biosfera e Patrimônio Cultural da Humanidade: a Chapada dos Veadeiros. Um Plano de Manejo define o zoneamento e normas de uso de uma APA, assim como o manejo de seus recursos. Ele explicita onde, quanto e como podem ser usadas as áreas, devendo ter sempre em foco, o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental.
Esse que está sendo proposto, porém, serve para atender a interesses de probos políticos como o governador de Goiás, Marcone Perillo (PSDB-GO), que tem uma fazenda na região, ao norte do Parque Nacional da Chapada. Para ter mais comodidade para nela chegar, um trecho da rodovia GO-241 na área está sendo asfaltada porque o governador comprou terras na área. O projeto de manejo também é de interesse do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), cuja família é dona da Rio das Almas Companhia Energética (Rialma), e produtores rurais da região, transformando a Chapada em mais uma área de exploração, destruindo-a e ao que resta do Cerrado – um dos mais antigos biomas do planeta, ameaçado de extinção.
O Plano foi apresentado em dezembro de 2014 pela empresa CTE engenharia, contratada pela secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH), após muita polêmica e resistência dos habitantes da região.
Para impedir a aprovação de tal aberração, diversas entidades de amigos da Chapada estão convocando seus vizinhos de Brasília e regiões, para um ato público contra o plano, neste domingo, dia 22, no Jardim Botânico de Brasília. O ato contará com bandas e artistas engajados com a preservação do Cerrado.
PROGRAMAÇÃO
10 hs ( Rodada para debater o Plano de Manejo APA do Pouso Alto com apresentação de vídeo sobre a água e cerrado, Arrecadação de assinaturas de apoio e contato (e-mail) para fortalecer a união a favor da Chapada dos Veadeiros, Fotos do Cerrado e da Chapada dos Veadeiros de Marcio Cabral (www.exposicacaodosveadeir
12h às 14h ( Pausa para almoço – Apresentação da DJ Raay di Castro)
14hs – ( Yoga, Oficina de filtro dos sonhos, Apresentação teatral da Sacola Cena Ambiental, Apresentações musicais e artísticas em geral: Banda Amanita Ambiental,
Banda Mocambos, Banda Sonora Chama, Banda Rupestre
Agradecimento e abraço coletivo em prol da Chapada dos Veadeiros
A sua presença e dos demais que estiverem em Brasília é uma forma da Capital Federal demonstrar a solidariedade contra mais essa agressão ao Cerrado – nosso jardim, nosso quintal, nossa casa.
Abaixo disponibilizamos ainda, diversos links com informações, de instituições engajadas e petições contra esse plano de manejo que ao invés de proteger, pretende destruir a Chapada.
http://maiscerrado.wordpress.com/
http://www.facebook.com/redemaiscerrado?notif_t=page_invite_accepted
http://www.semarh.goias.gov.br/site/conteudo/area-de-protecao-ambiental-do-pouso-alto-apa-do-pouso-alto
http://www.oeco.org.br/reportagens/22878-opinioes-divididas-em-veadeiros http://secure.avaaz.org/po/petition/Presidente_Dilma_Rousseff_Senado_Federal_Ministro_do_Meio_Ambiente_Impecam_o_PLANO_DE_MANEJO_DA_CHAPADA_DOS_VEADEIROS/?stLgVab
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR79158
Fonte : Com/ Blog do Chico Santanna e Rede mais vida no Cerrado