Nessa terça-feira (20), membros da Bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados reuniram-se na própria Casa para falar sobre a importância de ampliar o número de verdes no Congresso para que o trabalho de proteção ao meio ambiente tenha continuidade. Na última semana, a deputada e líder da bancada verde, Leandre Dal Ponte (PV/PR) foi responsável por uma articulação para que o PDC 696/17, que trata da Convenção de Minamata, fosse aprovada pela Câmara dos Deputados. O texto aguarda agora aprovação do Senado Federal.
Os presentes na reunião chamaram a atenção para o trabalho de mobilização dos dirigentes partidários de cada estado para fundamentar seus futuros candidatos às eleições de 2018 quanto ao ideário verde e trabalharem para que a Bancada Verde, hoje tão pequena e com uma participação tão ativa, possa ser maior e ainda mais fortalecida.
Além disso, a Bancada reforçou a importância da mobilização sobre o parlamentarismo com o fortalecimento do debate tanto na Câmara dos Deputados, por meio da Frente Parlamentar, quanto na mobilização junto a sociedade. Estiveram na reunião o deputado Evandro Gussi (PV/SP), a deputada Leandre Dal Ponte (PV/PR), o deputado Evair de Melo (PV/ES) e ainda o secretário nacional de comunicação do Partido Verde e diretor da Fundação Verde Herbert Daniel, José Carlos Lima.
Convenção de Minamata – A Convenção estabelece uma série de medidas de controle e uso bem como a eliminação gradual dessa substância em uma série de produtos. O texto também determina que até 2020 seja posto um fim na produção, exportação e importação de produtos que contenham mercúrio em sua fabricação, como: baterias, lâmpadas, bijuterias e cosméticos.
Fonte : Larissa Itaboraí