O Partido Verde convida para o ato de filiação do deputado Mendes Thame, a realizar-se nesta terça-feira, dia 8 de março, a partir das 10 horas, no Plenário 16, do anexo 2, da Câmara dos Deputados.
O deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), e advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professor licenciado do Departamento de Economia da ESALQ/USP, Mendes Thame é, ainda, apresentador do programa dominical da Rede Vida Viver Sustentável.
O parlamentar foi prefeito de Piracicaba, entre 1993 e 1996, e secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo durante os governos Mário Covas/Geraldo Alckmin, entre 1999 e 2002. Mendes Thame foi eleito deputado federal em 1986 (pelo PMDB), 1990 (pelo PSDB), 1998, 2002, 2006 e 2010.
Deputado Constituinte de 1987 a 1988, foi co-autor do artigo 58 das Disposições Transitórias da Constituição Federal, que reajustou os proventos de milhões de aposentados e pensionistas.
Foi líder da Minoria na Câmara dos Deputados em 2011. Trouxe, em 2013, para o Brasil, a GOPAC (Organização Mundial de Parlamentares Contra Corrupção) e é o presidente do capítulo brasileiro.
É autor do primeiro projeto que resultou na Lei 128/2008, que criou o Microempreendedor Individual (MEI) e possibilita a mais de 11 milhões de profissionais sair da informalidade.
Defensor dos biocombustíveis, foi o primeiro deputado a apresentar projeto de lei para instituir a obrigatoriedade do biodiesel.
Foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito Destinada a Investigar o Tráfico de Animais e Plantas Silvestres Brasileiros, a Exploração e Comércio Ilegal de Madeira e a Biopirataria no País – CPIBIOPI. É coordenador da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, coordenador da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural e coordenador da Frente Parlamentar em defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz.
Foi o primeiro presidente do primeiro Comitê de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.
É um dos parlamentares com maior número de propostas legislativas na área ambiental. Representou o Congresso Nacional nas Conferências da ONU (Organização das Nações Unidas)sobre Mudanças Climáticas em Nairobi (2006), Bali (2007), Poznan (2008),Copenhague (2009), Cancun (2010), Durban (2011) e Doha (2012).
Em 2013, foi incluído pela oitava vez entre os 100 Deputados e Senadores mais influentes na condução do processo legislativo brasileiro, em levantamento elaborado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
Foi Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito Destinada a Investigar o Tráfico de Animais e Plantas Silvestres Brasileiros, a Exploração e Comércio Ilegal de Madeira e a Biopirataria no País – CPIBIOPI.
Fonte e Foto da capa: assessoria de imprensa deputado Mendes Thame