Parlamentares estiveram com presidente eleito em agendas em Brasília
Durante a passagem do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, por Brasília, nesta semana, parlamentares do Partido Verde estiveram em agendas da transição. Membro da Federação Brasil da Esperança, o PV segue na agenda de assistência social e de desenvolvimento sustentável, mirando para o futuro do país.
Na noite da última terça-feira (10), o deputado federal Aliel Machado (PV/PR) esteve no Brasil XXI, acompanhado de parlamentares jovens, para tratar sobre a agenda do futuro do governo Lula. Na ocasião, foi entregue ao presidente “Carta da Juventude”, que apresenta os principais pontos de convergência entre legislativo e executivo na promoção de políticas para este importante segmento da sociedade.
Segundo o Atlas das Juventudes, importante documento que teve a intensa participação da Secretaria Nacional de Juventude do PV, estima-se que os jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, somando mais de 47 milhões de pessoas. No documento, apresentado pelos parlamentares de diferentes siglas, foram entregues diagnósticos sobre o desmonte que as políticas públicas para este setor sofreram no governo Bolsonaro.
Ainda de acordo com o documento, o orçamento da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) chegou ao menor patamar da história no último ano. Em 2022, segundo relatório do Conselho Nacional da Juventude, a verba destinada ao órgão do governo federal responsável por articular as políticas públicas de juventude no país caiu 93,5% em relação à média dos anos anteriores. “O Governo Bolsonaro tem um projeto nítido de abandono da juventude, sendo ainda mais cruel com a parcela negra e pobre dos jovens brasileiros”, comentam os deputados em trecho retirado da carta.
“Tivemos um encontro muito positivo. Junto com deputados e deputadas jovens de sete partidos, pudemos discutir com o presidente a pauta da juventude brasileira. Vou para o meu terceiro mandato, mas em 2014 fui eleito como o deputado mais jovem do meu estado e sei da importância de se implementar mais políticas públicas para a juventude, especialmente as que mais precisam. Os jovens representam grande parte da população e estão construindo o futuro do nosso país”, destacou Aliel.
Reunião no CCBB
Na manhã desta quarta-feira, o encontro com as bancadas dos partidos aliados aconteceu no Centro de Convenções Banco do Brasil – CCBB, local onde está sediada a transição de governo. Na ocasião, o presidente Lula fez uma fala inaugural, na presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e diversas lideranças políticas.
Em sua fala, Lula reforçou o compromisso com a agenda social do Brasil, em um trecho muito sensível sobre sua missão na presidência.
“Se quando eu terminar este mandato, cada brasileiro estiver tomando café, estiver almoçando e estiver jantando, outra vez eu terei cumprido a missão da vida”, disse Lula, que encerrou sua fala emocionado.
Para Reginaldo Veras, deputado federal eleito pelo Partido Verde no DF, foi um momento importante de relacionamento entre os novos parlamentares, mas sobretudo de reforçar os compromissos que são convergentes com a agenda de Lula. “Acima de tudo, a admiração que nós parlamentares temos pelo presidente e a incrível capacidade de comunicação que ele tem. Sente-se verdade naquilo que ele fala, principalmente quando será um governo que tratará da população mais carente e do combate à fome no Brasil”, comentou Veras.
Outro ponto de destaque na fala do presidente foi sobre a relação do futuro governo com o parlamento brasileiro. Lula também defendeu o diálogo com as instituições para o país voltar a ter paz.
Para Jadyel da Jupi, deputado federal eleito pelo Piauí, a ocasião gerou uma boa impressão nos novos parlamentares. “Seguimos muito otimistas com a condução de harmonia entre os poderes que o presidente Lula vem dando para retomada do Brasil”, finaliza Jadyel.
Os deputados Bacelar (PV/BA) e Clodoaldo Magalhães, eleito por Pernambuco, não estiveram no evento porque cumprem agenda de compromissos na COP 27, no Egito