Reunião de líderes mundiais, COP-27, acontece entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022 em Sharm El Sheikh, no Egito
Conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente. Este é o objetivo da cúpula climática, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1995 que reúne líderes mundiais em discussões ao enfrentamento às mudanças climáticas. Nos últimos anos as COPs resultaram em alguns dos acordos mais importantes da história, como o Acordo de Paris, na COP21, e a criação do mercado global de carbono, na COP26.
Este ano, os países devem definir aspectos centrais focados na implementação do Acordo de Paris, apresentar resultados dos compromissos que estão sendo trabalhados por eles e dar previsibilidade ao financiamento climático.
Durante o webinário de preparação para a COP 2027, promovido pelo Greenpeace e pela Frente Parlamentar Ambientalista, na tarde desta terça-feira (1), o deputado federal Bacelar (PV/BA) ressaltou a importância da participação do parlamento brasileiro na elaboração de políticas públicas de contenção do aquecimento global e no fortalecimento do país perante o mundo. “Nossa imagem estava fragilizada durante o governo Bolsonaro. O Brasil estava desacreditado, principalmente, por causa do desmatamento da Amazônia. Mas, mesmo nos momentos de euforia, Lula falou em seus discursos sobre a importância da recuperação do meio ambiente. Por isso, a participação da comitiva da base do governo eleito se faz ainda mais importante” ressaltou Bacelar.
Ele afirmou ainda que além de participar das discussões irá trazer ideias que se adaptem para a criação de projetos de lei. “Tragédias como as de Minas Gerais, do Sul da Bahia e Petrópolis são reflexo das mudanças climáticas e, nós do parlamento, devemos estar atentos e participar ativamente da causa. O mundo inteiro está vulnerável e precisa se adaptar à redução de emissão de gases. Tenho certeza de que voltarei com uma bagagem cultural e ambiental cheia e com muitas contribuições para nosso país” finalizou.
Bacelar embarca para o Egito no dia 7 de novembro, integrando a comitiva composta por parlamentares e senadores que representarão o legislativo brasileiro no evento.